Buscar

Prefeito participa de curso de Combate a Incêndio em Vegetação com 26 voluntários

O Prefeito Maurílio Azambuja foi um dos participantes do curso de capacitação de Agente Voluntário em Técnica de Combate a Incêndio em Vegetação Diversas, que ocorreu do dia 31 de julho até ontem, 01 de agosto.

O curso também teve noções básicas em atendimento pré-hospitalar (APH), e legislação sobre queimadas. Todo o curso foi ministrado pela Defesa Civil do Estado, em parceria com a Fundação MS, Defesa Civil de Maracaju e Corpo de Bombeiros através do 13º SGB Independente de Maracaju.

Foi a Defesa Civil de Maracaju através do Coordenador Roberto Campos que solicitou ao Estado a formação de agentes voluntários de campo no combate a incêndio.

Segundo ele, sempre que necessário existe as pessoas voluntárias que estão se doando e ajudando, e, nada melhor que elas tenham um conhecimento sobre o que vão fazer trazendo mais tranquilidade e resultado ainda melhor a todos os envolvidos.

26 pessoas realizaram o curso com eficiência, que foi totalmente gratuito, segundo o Coordenador da Defesa Civil do Estado Coronel João Alves Calixto, o curso realizado pela Defesa Civil capacita deixando as pessoas aptas para a realização do combate ao incêndio.

Ele agradeceu os parceiros pela realização do evento e falou da importância que tem a Defesa Civil nos Municípios, até porque é uma exigência da lei.

“Bom mesmo que nunca seja utilizado os trabalhos da defesa civil, mas se precisar, tem que ter e principalmente saber agir na hora certa e de maneira correta e não é só nessa hora, a ação da defesa civil é muito mais preventiva, precisamos evitar, depois que aconteceu só podemos minimizar os efeitos e socorrer vítimas, o que queremos na verdade é evitar que isso aconteça” disse o Coronel.

O Prefeito Maurílio Ferreira Azambuja esteve participando do encerramento do curso e parabenizou os coordenadores da Defesa Civil do Estado pela capacitação e parabenizou Roberto coordenador local pelo trabalho que desenvolve.

Maurílio lembrou ainda que Maracaju não tinha uma coordenação ou departamento de defesa civil e foi em sua administração que criou por saber da importância que é um órgão capacitado para agir nesses momentos difíceis e porque a lei exige isso de cada município.

“Quero aqui parabenizar aos voluntários que tendo cada um seu trabalho, dedicou dois dias para poder se preparar e estar à disposição da comunidade se doando de forma gratuita, isso é gratificante e faz com que as pequenas iniciativas se tornem grande, são pessoas como vocês que fazem toda a diferença em uma sociedade”, disse Maurílio.

Foram ministrantes do curso Coronel João Alves Calixto, Subtenente Valter Antunes de Oliveira, Sargento Luiz Roberto Penabel e Sargento Lyderson Oursley Francisco.