Buscar

Prefeito nega demissão de servidores, expõe forte queda na arrecadação e elenca prioridades

Cb image default
Secretário Lenilso ao lado do Prefeito. (Foto: Assessoria de Comunicação)

O Prefeito Maurílio Azambuja (MDB) negou boatos de possíveis demissões em massa de funcionários da Prefeitura, porém admitiu forte queda na arrecadação do município e disse que Maracaju tem duas prioridades: salário dos funcionários e combate e prevenção ao Covid-19.

Ao lado do Prefeito Maurílio, o Secretário de Fazenda Lenilso Carvalho, apresentou números preocupantes no que diz respeito à queda de arrecadação e repasse aos cofres do município.

Segundo o secretário, essa diminuição de repasses e arrecadação é devido ao novo Covid-19, as medidas adotadas com o objetivo de preservar a população e a saúde das pessoas, trouxe um impacto negativo nas finanças.

Maracaju, segundo o secretário teve uma diminuição de 34% do FPM, Fundo de Participação dos Municípios que é verba de repasse federal, porém a maior perda ficou por conta do ICMS, com uma diminuição de 25% e isso representa em torno de R$ 1,5 milhão de reais.

“O sinal de alerta está ligado, é momento de enxugar ainda mais as despesas. Vamos encontrar um jeito, a máquina tem que continuar funcionando, vamos cortar o que for necessário e adotar prioridades. Muitos estão preocupados com corte de pessoal, isso só vai acontecer em último caso, ninguém pensa ou fala em demissões, esperamos que a crise passe logo”. Disse Lenilso.

O Prefeito disse que os números preocupam e que despesas deverão diminuir. “São duas as nossas prioridades neste momento: salário dos funcionários e conter o Coronovírus, para esta segunda medida peço novamente o apoio da população, vamos manter o isolamento social, vamos usar máscara, não temos nenhum caso, por isso devemos se proteger ainda mais, esse é o único caminho”. Destacou o prefeito.