Publicado em 20/03/2020 às 08:58,

Prefeito Maurílio Azambuja detalha decreto de emergência e pede colaboração da sociedade

Redação - Noticidade ,
Cb image default
Divulgação

O Prefeito Maurílio Azambuja (MDB), acompanhado do Procurador Jurídico do município Dr. Pedro Pessato e do Diretor do Hospital Soriano Corrêa Dr. Jairo Antória, abordou novos assuntos e medidas que serão tomadas quanto à prevenção do da COVID19 – Novo Coronavírus. Ele visitou emissoras de rádio e se reuniu com comerciantes e empresários.

“Não conseguimos prever o tempo que tudo isso irá durar, observamos que na China iniciou no final de dezembro e persiste até os dias atuais, bem como foi lançado um decreto de emergência no país que segue até 31 de dezembro. Por isso, usamos os veículos de comunicação periodicamente para focar na prevenção desta doença.” Explicou Maurílio Azambuja.

Pessoas que vem de fora da cidade, especialmente, fora do país, devem chegar e ficar obrigatoriamente na “quarentena”, não saindo de casa pelo período de 14 dias, sendo que se necessário o Poder Público poderá usar o poder de polícia para cumprimento desta determinação. Conforme determinações do Ministério da Saúde na próxima semana iniciarão, antecipadamente, vacinações contra o H1N1, salientando que haverá um planejamento e organização para evitar aglomerações, tais medidas serão divulgadas nos órgãos oficiais e na imprensa local.

Cb image default
Divulgação

DECRETO: O Procurador Jurídico Pedro Pessato ressaltou sobre os decretos emitidos, informando que são uma medida preventiva para evitar a propagação do Coronavírus no município. O Decreto Municipal é baseado em dados técnicos, bem como novos dados que chegam constantemente, contando com a participação de profissionais da saúde. “Temos mudanças e atualizações constantes, trata-se de algo novo e essas atualizações são necessárias, por isso, emitiremos novos decretos com novos orientações e até mesmo proibições. Não estamos esperando chegar o momento, já que buscamos se antecipar com base em dados e informações da área da saúde. Informo que iremos emitir o Decreto de Emergência para auxiliar medidas emergenciais como compra de produtos de combate ao Coronavírus, bem como equipamentos adicionais para o Hospital Soriano Correa em casos que venham a surgir.” Explicou Pedro Pessato.

Pedro Pessato explicou que o Decreto de Emergência tem o objetivo de acelerar compras de itens necessário para agregar no trabalho de combate ao Coronavírus por parte da saúde do município. O Procurador Jurídico informou que todo este trabalho é focado na prevenção e depende da colaboração da comunidade, exemplificando que a ideia é que no município não chegue a uma situação semelhante à de outros países como a Itália que, atualmente, nenhum decreto ou ação do Poder Público consegue resolver o problema.

Por fim, Pedro Pessato ressaltou que o município pode em casos de maior gravidade e proliferação do vírus, futuramente, restringir alvarás de comércios do município, determinando horário de fechamento em um eventual horário a noite, visando impedir que estabelecimentos comerciais estejam fechados a noite, visando evitar presença de pessoas na rua, porém, reforçou que a cooperação da população é fundamental. (Com informações da Assessoria de Comunicação)