Buscar

Prefeito Marcos Calderan conquista primeiro lugar no Índice de Governança Municipal

Com pouco mais de um ano e dez meses de gestão, Marcos Calderan, Prefeito de Maracaju traz uma conquista inédita e importante para o município, graças ao empenho de sua administração, envolvendo uma altamente equipe técnica, Maracaju foi reconhecida em primeiro lugar no Índice de Governança Municipal do Conselho Federal de Administração em nível de estado.

O levantamento leva em conta a avaliação de diversos segmentos da gestão pública, incluindo finanças, gestão, desempenho e ainda uma análise criteriosa de receitas, investimentos, custos, aplicação de recursos per capita da cidade, além de tópicos importantes como saúde, educação, vulnerabilidade social e segurança pública.

O reconhecimento utiliza o levantamento do CFA (Conselho Federal de Administração), órgãos que regulamente a profissão de Administrador no país, entretanto, foi concedido por iniciativa própria do IBGR (Instituto Brasileiro de Gestão por Resultados).

“Uma alegria enorme, enquanto Administrador de formação e Secretário de Fazenda e Administração, conseguir junto com o nosso Prefeito Marcos Calderan levar este importante prêmio em nível de estado para nossa cidade, isso demonstra que entre os 79 municípios, temos os melhores indicadores de Governança Municipal, reforçando nosso compromisso com a transparência e eficácia na aplicação dos recursos”, explicou André Hadlich, Secretário Municipal de Fazenda e Administração.

Entre os indicadores mais bem avaliados estão o segmento de saúde com nota 8,91 de um total de 10,0, vulnerabilidade social com nota 8,30 de um total de 10,0, importante salientar que no comparativo 2020 e 2021 com o ano de 2022, todos os indicadores tiveram aumento, melhorando assim a avaliação.

De acordo com o Prefeito Marcos Calderan este reconhecimento valoriza o trabalho de toda a equipe e comprova que o seu perfil de administração, mesmo sendo oriundo do setor privado, deu certo na gestão pública.

“Sabíamos dos desafios enormes que encararíamos ao assumir a gestão do município de Maracaju, mas trabalhamos com muita dedicação e apostamos na humildade, transparência e respeito a cada centavo público para fazer dar certo, executando obras e ações que realmente vão de encontro ao que a população mais precisa, resultado é esse, somos o município com a melhor nota do Mato Grosso do Sul, resultado de muitos servidores, mas especialmente da comunidade maracajuense que sente os reflexos de uma gestão que, verdadeiramente, respeita o cidadão e cidadã de nossa cidade”, afirmou Marcos Calderan.

O reconhecimento ocorreu dentro do I Congresso Brasileiro de Gestão por Resultados que está sendo realizado em Brasília – DF e conta com a participação de autoridades locais em diversas palestras de capacitação, visando a aplicabilidade na gestão pública e, consequentemente, sua melhoria.

Além do Prefeito Marcos Calderan e da Secretária de Governo Cléo Wosniak, participam do I Congresso Brasileiro de Gestão por Resultados o Secretário Municipal de Administração, Planejamento e Fazenda André Hadlich, Secretário Municipal de Saúde Thiago Olegário Caminha, Secretária de Educação Rosana Borges e o Chefe de Comunicação Tiago S. Rodrigues.