Buscar

Prefeito confirma liberação de R$ 100 mil reais para aquisição de Castramóvel em Maracaju

Cb image default
Divulgação

O Prefeito Maurílio Azambuja confirmou a liberação de R$ 100 mil reais para aquisição de um veículo Castramóvel com recursos de emenda a pedido do Deputado Estadual Marcio Fernandes (MDB).

O valor já está na conta da prefeitura e em breve será adquirido este bem, a fim de amenizar a causa dos animais de rua na cidade.

A causa também foi abraçada pelo vereador Robert Ziemann que se propôs, juntamente com a Associação Animais de Rua de Maracaju, buscar recursos para auxiliar na demanda de animais de ruas no nosso município.

Marcio Fernandes atendeu o pedido do vereador que foi protocolado na Câmara Municipal solicitando recursos para atender os animais, dentre eles, o castramóvel.

Cb image default
Divulgação

No dia 29 de janeiro deste ano, Robert se reuniu com representantes do SOS Animais no gabinete do prefeito Maurílio, aonde os mesmos apresentaram propostas a fim de angariar fundos para a compra de medicamentos e recursos para lidar com o grande problema enfrentado há meses. Outro pedido foi também a doação de um terreno para que fosse construído um canil para esses animais, visto que muitos ficam nas casas dos voluntários do SOS Animais, que, conscientizados pela causa, se dedicam a isso.

O castramóvel é um veículo, geralmente um ônibus, van ou trailer, equipado com uma clínica de castração que percorre os bairros da cidade realizando cirurgias gratuitas em cães e gatos. A prioridade é atender famílias carentes, já que uma cirurgia de castração pode chegar a custar 500 reais.

Cb image default
Divulgação

Como Médico Veterinário, Marcio Fernandes é o deputado que mais atua pela causa animal em Mato Grosso do Sul, e explica que as ações na área são muito mais importantes do que apenas cuidar dos direitos dos animais. “A castração é a melhor forma de controlar o número de animais abandonados pela cidade. Além do sofrimento pelo abandono, fome e frio, cães e gatos abandonados representam riscos, como acidentes, ataques a pessoas e outros animais, e transmitem doenças, pois não são vacinados”, explica o deputado.

“Fui um dos primeiros a atuar na causa animal e no início enfrentei muitos questionamentos, pessoas que perguntavam como eu poderia trabalhar pelos animais, enquanto existem hospitais lotados, mas o desafio era mostrar que isso impacta diretamente na saúde pública, e o controle de zoonose é um importante segmento na área da prevenção”, esclarece Marcio Fernandes.

Até fevereiro de 2020, a prefeitura de Maracaju deverá ter feito à conclusão da parte burocrática e deve anunciar a aquisição do veículo.