Publicado em 19/12/2019 às 08:27,

Por 10 votos a 1, Câmara arquiva processo de isenção retroativa de impostos a Hotel de luxo

Redação - Noticidade ,
Cb image default
Foto: Noticidade 

Durante sessão extraordinária realizada na Câmara Municipal de Maracaju ontem (18), os vereadores arquivaram o Processo nº 009/2010 que tratava da isenção retroativa do ISS e IPTU dos anos de 2015, 2016, 2017 e 2018 do Maracaju Plaza Hotel.

O único vereador que estava a favor do projeto, era o líder do Prefeito, vereador Nenê da Vista Alegre (PDT) que insistiu em apresentar seu parecer que era favorável a aprovação da isenção ao Hotel, ele ficou nervoso ao insistir que seu parecer fosse lido pelo secretário da mesa diretora, como se a leitura fosse convencer os vereadores. 

Cb image default
Vereador queria leitura do seu parecer que era favorável a isenção de impostos ao Hotel de luxo.

Contudo, os pareceres jurídicos da Câmara e do Vereador Robert Ziemann (Presidente da Comissão de Finanças), eram contrários à isenção de impostos que configuraria praticamente em perdão de dívida ou renúncia de receita, além de retroatividade.

De acordo com a procuradoria Jurídica da Câmara, a aplicação retroativa do incentivo de isenção fiscal caracterizaria remissão indevida que é vedada pela Lei. De acordo com a Lei Orgânica do Município, Art. 97 – A remissão de créditos tributários somente poderá ocorrer nos casos de calamidade pública ou de notória pobreza do contribuinte, devendo a lei que o autorize ser aprovada por maioria de dois terços dos membros da Câmara Municipal.

Diante dos pareceres contrários e ignorando o clamor do vereador Nenê, os outros 10 vereadores votaram favoráveis ao parecer e contra o processo, que desta forma foi arquivado.

Conforme informações, a isenção dos valores solicitados passam de R$ 300 mil reais de impostos.

O Presidente da Câmara Helio Albarello (MDB) destacou que sempre foi a favor de apoio fiscal as empresas que geram emprego e renda, porém neste caso não poderia ignorar os pareceres jurídicos e técnicos que apontam uma grande insegurança jurídica na aprovação do processo que se arrastava na câmara há 9 anos. 

O hotel é um dos mais bonitos de Maracaju, com uma grande estrutura. 

Cb image default