Publicado em 05/06/2019 às 09:24,

PMA promove palestras para comunidade na Semana do Meio Ambiente

Enfoque MS,
Cb image default
Divulgação

Nesta semana, em razão do dia 5 de junho, que é o dia Internacional do Meio Ambiente, a Polícia Militar Ambiental, Projeto Florestinha e parceiros, como MS-GAS e prefeituras de vários municípios realizarão diversos trabalhos de Educação Ambiental na Semana do Meio Ambiente na Capital e no Interior.

Durante toda a semana, os Policiais Militares Ambientais ministram palestras para 60 pessoas, estande com exposição para aproximadamente 1.000 pessoas e crianças e adolescentes das duas Unidades do Projeto Florestinha da Capital desenvolverão trabalhos de Educação Ambiental para 1.100 alunos, nos períodos matutino e vespertino, nas seguintes escolas:

Dia 5 – Escola Estadual Joelina de Almeida Xavier.

Dia 5 – Plantio de Mudas Nativas com funcionários do COMPER, na área do Centro de Educação Ambiental Florestinha CEA/FLORESTINHA, no parque Cônsul Assaf Trad (14h30).

Dia 5 – Palestra para integrante do Rotary Club – 19h00 – No Rotary (Tenente Coronel Ednilson Queiroz).

Dia 6 – Escola Municipal Nelson de Souza Pinheiro.

Dia 7 – Instalação do estande com animais taxidermizados, com armadilhas de caça, petrechos de pesca ilegais e materiais de outros temas como recursos hídricos, energia, desmatamentos e resíduos sólidos.

Os trabalhos de Educação Ambiental são desenvolvidos no formato de oficinas temáticas. São elas:

1- Reciclagem de papel, com palestra sobre os problemas relacionados aos resíduos sólidos.

2- Visitação ao museu de animais e peixes taxidermizados e materiais utilizados em crimes ambientais (empalhados), com palestra sobre fauna, pesca, atropelamentos de animais silvestres, etc.

3- Apresentação do teatro de fantoches, com peças sobre as questões ambientais, como: desmatamentos, incêndios florestais e resíduos sólidos, etc.

4- Ciclo da Água, com palestras sobre o ciclo, uso sustentável, poluição e escassez dos recursos hídricos.

5- Casa da Energia – Trata-se de uma maquete de uma residência com todos os locais de consumo de energia (lâmpadas, chuveiros, ar condicionado, geladeira, micro-ondas etc.). Com esta oficina é realizada a discussão e informação sobre os tipos de energia e a importância ambiental de se economizar este recurso.

6- Plantio de mudas nativas, com palestra sobre flora (Desmatamento, erosão de solos, controle de poluição, assoreamento), preservação, conservação e uso racional dos recursos hídricos.

Os trabalhos de Educação Ambiental da PMA são permanentes e não somente nas semanas comemorativas. Na Capital e Interior são atendidos em média 15.00 alunos por ano. Em 2016 foram atendidos 21.705 alunos e, em 2018, foram atendidos 40.715 e, em 2019, 16.662 alunos de escolas da Capital e Interior.

Dia 5 – O Comandante da Polícia Militar Ambiental estará no Encontro Nacional das Polícias Militares Ambientais, com presença do Ministro de Meio Ambiente Ricardo Salles. Na ocasião, o Comandante realizará palestra sobre o enfrentamento dos problemas ambientais pela Polícia Militar Ambiental, em Mato Grosso do Sul.

Interior

Dourados

Policiais Militares Ambientais de Dourados realizarão Educação Ambiental no município e em Maracaju, bem como recebendo alunos do município de Fátima do Sul, com atendimento de aproximadamente 900 alunos e pessoas da comunidade. Atividades a serem realizadas no pelotão: visitação do museu de animais taxidermizados, palestras sobre sustentabilidade e meio ambiente e trilha ecológica no parque Arnulpho Fioravante.

Dia 5 – 8h00: (atividade remarcada para o dia 10 a pedido da prefeitura de Maracaju) participação do projeto florestinha na semana do meio ambiente do município (todos alunos das escolas locais)

Dia 06 – 13h – oficina de arte com materiais recicláveis projeto florestinha de Dourados.

Dia 07 – 8h00 às 17h00: Palestra no Instituto Federal – IFMS.

Dia 09 – Palestra para pais e familiares dos alunos do projeto florestinha.

Aquidauana

Dia 5 – Policiais Militares Ambientais de Aquidauana realizarão Educação Ambiental na escola municipal Erso Gomes e no Instituto Federal, com atendimento de aproximadamente 500 alunos e 100 pessoas em limpeza de rio.

Nova Andradina – Policiais Militares Ambientais de Batayporã realizarão nos dias 5 e 6 será montado estande sobre os trabalhos da Polícia Militar Ambiental no ginásio de esportes na feira de geociências, com público estimado de 1.000 pessoas.

Aparecida do Taboado

Dia 5 – Os Policiais participam de plantio e distribuição de mudas nativas e frutíferas pela cidade, em parceria com a Prefeitura local.

Amambai

Dia 5 – O Comandante do Grupamento da Polícia Militar Ambiental de Amambai ministra palestra na Câmara de Vereadores da cidade, às 8h30, para aproximadamente 150pessoas.

Mundo Novo e Sete Quedas

A Polícia Militar Ambiental de Mundo Novo desenvolverá palestras para escolas municipais de Mundo Novo e Sete Quedas, atendendo a aproximadamente 900 alunos.

Dia 05 – 08h00: escola Terezinha Mendonça – 13h: escola Iolanda Ally.

Dia 06 – 08h00: escolas de Sete Quedas.

Miranda

Policiais Militares Ambientais de Miranda realizarão palestra em escolas da cidade, escolas de Bodoquena e montagem do estande em ambos os municípios, atendendo um total de 3.000 alunos e pessoas da comunidade. Também serão atendidas escolas indígenas.

Dia 5 – 08h00 às 17h00 – Estande com exposição de animais taxidermizados – Praça central de Miranda.

Dia 6 – das 14h00 às 19h00 – Feira do produtor em Bodoquena-MS.

São Gabriel do Oeste

Policiais Militares Ambientais de São Gabriel do Oeste realizarão palestra na Escola Agrícola Municipal, atendendo total de 160 alunos.

Anaurilândia

Policiais Militares Ambientais de Anaurilândia realizarão palestra na Escola Maria José na cidade, atendendo total de 120 alunos.