Publicado em 06/03/2020 às 15:55,

Pela segunda vez, fazendeiro de Maracaju é multado em R$ 40 mil por desmatamento

Redação - Noticidade,
Cb image default
Divulgação

A Polícia Militar Ambiental vem utilizando drones e GPSs em suas fiscalizações, meio que vem possibilitando localizar inúmeras transgressões ambientais.

A PMA de Jardim localizou nesta quinta-feira (05), uma fazenda, onde aferiram e caracterizaram o uso do solo atual, de um desmatamento realizado sem a licença ambiental de 40,13 hectares de vegetação nativa, verificado por imagem de satélites.

A área já estava com plantio de pastagem e a madeira proveniente da vegetação desmatada não se encontrava mais no local. As atividades foram interditadas e o infrator de 41 anos que é residente em Maracaju, foi autuado administrativamente e foi multado em R$ 40.130,00. Conforme a nova Lei de abuso de autoridade, o nome dele não foi divulgado pelos militares. É a segunda vez que ele é multado por desmatamento.

Ele também responderá por crime ambiental com pena de três a seis meses de detenção. O infrator foi notificado a apresentar um Plano de Recuperação da Área Degradada e Alterada (PRADA) junto ao órgão ambiental estadual.

As imagens do drone e aferição da área afetada com uso de GPS servem para caracterização do tipo de uso da área para emissão de relatório que irá subsidiar o processo administrativo relativo à multa ambiental, que será julgado pelo Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul). Os documentos também serão encaminhados ao Ministério Público Estadual (MPE), para subsidiar a ação criminal, bem como para a possível impetração de Ação Civil Pública de Reparação de Danos.