Buscar

Parceria entre Senai e Prefeitura elabora projeto de desenvolvimento e inovação

Cb image default
Divulgação

Equipe técnica do Senai e o secretário municipal de Governo de Maracaju, Frederico Felini, estiveram reunidos na última terça-feira (30/07), para alinhar a parceria para a elaboração de um modelo de inovação que levará desenvolvimento ao município e região. A ideia é que Maracaju seja referência no que diz respeito à inovação, apoiando novos negócios, potencializando a cidade e qualificando a população para as novas demandas e tecnologias da Indústria 4.0.

Segundo o gerente de gestão, tecnologia e inovação do Senai, Leandro Schneider, o encontro foi basicamente o pontapé inicial para que Maracaju se enquadre no conceito de cidade inteligente. "Nós vamos desenvolver toda a metodologia para alavancar o município, ou seja, vamos orientar as lideranças e trazer o que é de mais moderno no mundo para acelerar esse processo. A ideia é instalar um modelo de inovação para o município", afirmou.

Ele reforçou que o Senai tem um diferencial muito grande, como capilaridade, conexões e parceiros internacionais. "Seremos o principal player e desenvolvedor desse plano de inovação do município de Maracaju. Então vamos estruturar esse plano com a prefeitura e também auxiliaremos na qualificação da população para atender as demandas que surgirão a partir disso, sempre com foco nas linhas do futuro. Então desenvolveremos novos cursos, apoiaremos o desenvolvimento de novas tecnologias e vamos conectar grandes parceiros do Senai ao município", comentou.

O secretário de Governo de Maracaju, Frederico Felini, explicou que para esse plano, será criada no município uma Fundação de Inovação. "Será uma parceria público-privada para receber as principais demandas da sociedade, das empresas, da administração municipal. Mas esse ambiente de inovação não vai se resumir a esse espaço físico onde vai funcionar a Fundação, porque queremos que essa ideia de atinja toda a cidade", destacou.

Ainda conforme o secretário, o projeto em desenvolvimento com o Senai é algo inédito na região. "Não temos nada parecido de Maracaju até Dourados. Sabemos do potencial e acreditamos que essa parceria com o Senai será fundamental para desenvolvermos nossa cidade, que já tem um ambiente favorável para inovação e agora, com a expertise de uma instituição de credibilidade, que atua em rede em todo o País, vamos trazer para a nossa população novas soluções, que vão melhorar a vida da comunidade e ajudar na competitividade das nossas empresas e produtos", finalizou.