Publicado em 03/03/2020 às 08:03,

Notificação de caso suspeito de Coronavírus em Maracaju é descartada pela SES

Redação - Noticidade,
Cb image default
Divulgação

A SES (Secretaria de Estado de Saúde), descartou ontem um caso suspeito de Coronavírus que gerou preocupação na comunidade de Maracaju.

O exame apontou que o caso suspeito em Maracaju não atendeu a definição da doença.

Em três dias, subiu para 16 o número de notificações em Mato Grosso do Sul. Os casos suspeitos, no entanto, se mantêm em 9. A maior parte das investigações foi feita em Campo Grande e envolvem pessoas que estiveram na Europa.

De acordo com o boletim epidemiológico, dos 9 casos suspeitos, oito são de pessoas que estão na Capital e um em Ponta Porã. Elas passaram por países como Tailândia, China, Alemanha, Itália, Roma e Paris.

São consideradas duas situações para definir um caso como suspeito. A primeira envolve febre e pelo menos um sinal ou sintoma respiratório (tosse, dificuldade para respirar, batimento das asas nasais entre outros) e histórico de viagem para área com transmissão local, de acordo com a OMS (Organização Mundial de Saúde), nos últimos 14 dias anteriores ao aparecimento dos sinais ou sintomas.

Ou, o seguinte quadro: febre e pelo menos um sinal ou sintoma respiratório, além de histórico de contato próximo de caso suspeito para o coronavírus (COVID-19), nos últimos 14 dias anteriores ao aparecimento dos sinais ou sintomas.

As notificações foram registradas entre os dias 25 de janeiro e 1º de março. Todos os casos devem ser registrados por serviços públicos e privados, por meio do formulário eletrônico, dentro das primeiras 24 horas a partir da suspeita clínica.

Cb image default