Buscar

Diagnosticado em Ponta Porã, homem de 44 anos é o primeiro maracajuense confirmado com Covid-19

Cb image default

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Coordenação de Vigilância Epidemiológica confirmou na manhã desta quarta-feira (27) o primeiro caso de Covid-19 em Maracaju.

A vítima da doença é um homem de 44 anos que reside em Maracaju, porém durante a semana trabalha em Ponta Porã, local onde foi submetido ao exame logo depois que um companheiro de trabalho foi diagnosticado com Covid-19.

Ao ser comunicada da confirmação do teste de Covid-19 no morador de Maracaju, a equipe da Secretaria de Saúde foi até a residência dele e fez testes rápidos na esposa e os nos dois filhos do homem, pois teve contato com eles. Contudo, os testes deram negativo.

O maracajuense vítima da Covid-19 permanece assintomático em Ponta Porã onde ficará em isolamento por 14 dias.

Cb image default

COVID-19 em MS – O Boletim epidemiológico da secretária estadual de Saúde de Mato Grosso do Sul divulgado nesta quarta-feira (27) aponta que nas últimas 24 horas foram confirmados mais 86 casos de covid-19 no estado. Dessa forma o número de infectados com o novo coronavírus subiu para 1.186.

A SES aponta ainda que estão aguardando o resultado de exame para o novo coronavírus, 220 amostras de pacientes que estão no Laboratório Central.

Das pessoas que contraíram a covid-19 em Mato Grosso do Sul, a secretaria destaca que 705 estão em isolamento domiciliar e 60 estão internadas (sendo um paciente de outra unidade da federação, que não é contabilizado pelo estado). Dos hospitalizados, 15 estão em leitos de uma unidade de terapia intensiva (UTI). Já se recuperaram da doença 404 pessoas e 18 morreram.

Nesta quarta, mais três cidades sul-mato-grossenses confirmaram casos: Água Clara, Anastácio e Maracaju. Agora a doença está presente em 47, dos 79 municípios do estado, o que representa 59,4%.

Os municípios que contabilizaram mais registros de pacientes infectados com o novo coronavírus nesta quarta foram: Dourados, com 17, Campo Grande, com 13, Fátima do Sul, com 11, Bonito, com 10, Douradina, com 6 e Guia Lopes da Laguna, com 5.

Com os novos registros, Campo Grande se mantém como município com a maior quantidade de casos, 262. A cidade que aparece na segunda posição dessa listagem, Guia Lopes da Laguna, com 204, tem, entretanto, a maior incidência da doença por 100 mil habitantes do estado e uma das maiores do país, com 2.061,6.

A secretaria estadual adjunta de Saúde, Christinne Maymone, aponta que esse crescimento exponencial de casos é preocupante e que esse ritmo de incremento vem se mantendo constante há 10 dias. Por conta disso, reiterou a necessidade do comprometimento da população com medidas de prevenção, como o isolamento social, higiene e uso de máscaras.

Ela também anunciou uma mudança na estratégia de enfrentamento do governo para a pandemia no aspecto de testagem nas unidades drive thru em operação no estado em Campo Grande, Dourados, Três Lagoas e Corumbá.

Christinne Maymone disse que hoje nestas unidades são feitos somente os testes chamados RT-PCR, que fazem a detecção do gene, da carga viral, até o sétimo dia de infecção. Agora vão ser aplicados também os testes rápidos que detectam a presença de anticorpos contra a doença, ou seja, vão mostrar se a pessoa já teve contato com a covid-19 e a resposta do organismo. Esses testes serão aplicados a partir do oitavo dia de infecção e desde que o paciente este assintomático.

Segundo o coronel Marcelo Fraiha, do Corpo de Bombeiros, essa outra modalidade de testes vai estar disponível nos drive thrus a partir desta sexta-feira (29). Ele disse que as unidades continuam a receber agendamentos para os exames apenas por telefone e lembrou que a unidade em Campo Grande funciona todos os dias, em Dourados, de segunda a sexta-feira, em Três Lagoas, de segunda a sábado e em Corumbá, todas as segundas, quartas e sextas-feiras.