Buscar

Maracajuenses acabam multados em R$ 700 cada, após pescar em local proibido

Cb image default
Divulgação

Policiais militares ambientais de Porto Murtinho flagraram seis pescadores, durante patrulhamento em local ilegal para pesca, no rio Apa, na última sexta-feira (9).

Conforme divulgou a PMA (Polícia Militar Ambiental), três pescadores eram pecuaristas, de 26, 37 e 47 anos, residentes em Maracaju, no grupo ainda havia um aposentado de 65 anos e um operador de caixa.

Eles foram abordados quando pescavam na Corredeira do Apa (local proibido para a pesca), devidamente sinalizada a proibição, a 105 km do município de Porto Murtinho.

Com eles foram apreendidas oito varas com molinetes e caixa de pesca com anzóis. As normas proíbem e consideram crime, a pesca a 200 metros do montante e da jusante das cachoeiras e corredeiras, pois é alta a vulnerabilidade dos cardumes nesses locais dos rios, principalmente com as condições de seca em que estão os rios.

Os pescadores foram autuados administrativamente e foram multados em R$ 700,00 cada um. Eles iniciavam a pescaria e ainda não tinham capturado nenhum pescado, porém, responderão por crime ambiental, com pena prevista de um a três anos de detenção.

Ainda durante o patrulhamento foram retiradas duas cordas de espinheis, medindo 60 metros com 20 anzóis cada uma e 13 anzóis de galho, que estavam armados no leito do rio. Os infratores que armaram os petrechos ilegais não foram localizados.