Publicado em 07/10/2019 às 13:55,

Maracaju está entre as 5 cidades que mais abriram novas empresas no último mês

Redação - Noticidade ,
Cb image default
Foto: Noticidade 

Levantamento da Jucems (Junta Comercial de Mato Grosso do Sul) aponta que o município de Maracaju está entre as cinco cidades que mais abriram novas empresas no último mês de setembro.

Com treze empresas abertas só no mês passado, Maracaju aparece na quinta posição em MS e chama atenção, pois conforme o IBGE tem menos de 50 mil habitantes (47.083), porém é a campeã do estado na produção agrícola figurando entre as maiores do Brasil, além disso, Maracaju ficou entre os 14 maiores produtores de soja do mundo, conforme os últimos dados divulgados pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO).

Aliada a essa ótima repercussão, o bom desenvolvimento do município de Maracaju nos últimos anos tem chamado atenção e atraído muitos comércios e empresas em geral.

A onda é positiva não só em Maracaju, mas em boa parte do Estado. Em MS, só em 2019 o saldo foi de 5.462 novas empresas abertas, melhor resultado desde 2014 (quando o país mergulhou numa longa crise econômica que ainda deixa sequelas em vários setores). Todos os indicadores apontam para uma recuperação sólida da economia sul-mato-grossense: em setembro foram abertas 604 novas empresas, melhor número desde 2015; e em relação a setembro do ano passado (489) o total foi 23,51% superior.

Em Campo Grande o número de empresas abertas no mês de setembro foi de 286, sendo o melhor desempenho proporcional do exercício. A Capital respondeu por 47,35% das empresas constituídas em Mato Grosso do Sul no mês passado, índice acima da média que sempre foi de 42,68%. Outro município que tem apresentado bom desempenho é Dourados (71 novas empresas), superando de longe Três Lagoas (34) no número de abertura de empresas. Em seguida vem Ponta Porã (25) e Maracaju (13).

O presidente da Junta Comercial do Estado, Augusto Cesar Ferreira de Castro, lembra que em novembro próximo completa-se um ano da implantação da Jucems Digital, que simplificou e trouxe agilidade nos procedimentos de abertura ou alterações cadastrais de empresas. “Por meio da Jucems Digital o empresário pode constituir novas empresas, fazer alterações, extinção e arquivamento de documentos tudo de forma remota, pela Internet, diretamente de seu escritório no interior do Estado”, salienta.

Para o secretário Jaime Verruck, da Semagro (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar), a qual a Jucems é vinculada, o número crescente de abertura de novas empresas reforça a sensação de melhora na economia que já se reflete em outros setores. “Em agosto tivemos a geração de 1.152 novos postos de trabalho no Estado, e a indústria foi o destaque com 582 empregos. De janeiro a agosto já foram 17.145, mais que o dobro do total do ano passado”. Finaliza.