Buscar

Maracaju é beneficiada pelo Programa Bem Nascer do Governo do Estado

Cb image default
Foto: Chico Ribeiro - Assessoria de Comunicação de MS

Nesta sexta-feira (19), o Prefeito Marcos Calderan e a Primeira-Dama Meire Calderan estiveram em Campo Grande prestigiando o lançamento do Programa Bem Nascer, idealizado pelo Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, através da Secretaria Estadual de Saúde.

O programa visa evitar a mortalidade materna e infantil em Mato Grosso do Sul, contando com investimentos de mais de 14 milhões na estruturação da rede de atendimento à mulher grávida do estado.

"O projeto é um chamamento que nós fizemos para preservar vidas, das mulheres e das crianças. Então, o Governo do Estado organizou o 'Bem Nascer' com equipamentos, qualificação, treinamentos e recursos financeiros para contratar mais médicos, assistentes sociais e outros profissionais para organizar esse sistema em todos os 79 municípios, que devem aderir ao programa e abraçar essa causa, que é da sociedade", afirmou Reinaldo Azambuja, Governador do Mato Grosso do Sul.

A cerimônia de lançamento foi realizada na Governadoria com as presenças da primeira-dama do Estado, Fátima Azambuja, que é madrinha do "Bem Nascer", e do secretário estadual de Saúde, Geraldo Resende. Outros secretários de Estado e prefeitos de diversas regiões de Mato Grosso do Sul também acompanharam o evento.

"Esse projeto é muito importante para nosso Estado, protegendo nossas mulheres e crianças. Meu papel como madrinha, e também de todas as primeiras-damas e prefeitas, é de incentivar, fortalecer e fazer com que esse projeto funcione, com um pré-natal bem feito e um acompanhamento da criança depois do nascimento. É um trabalho de proteção das nossas mulheres e de nossas crianças", destacou Fátima Azambuja.

Maracaju é beneficiada

Assim como os 79 municípios do estado, Maracaju aderiu ao programa e foi beneficiado com um novo aparelho de ultrassom, além de equipamentos para intensificar as consultas de pré-natal e fazer acompanhamento diferenciado de grávidas de alto risco, Maracaju receberá um aporte de incentivo de 20 a 30 mil por mês para custeio das atividades do programa, que tem caráter permanente.

De acordo com o Prefeito Marcos Calderan está é mais uma ação que demonstra uma das principais e melhores características da gestão de Reinaldo Azambuja à frente do Governo Estadual, “municipalismo”, auxiliando diretamente os prefeitos na gestão de seus municípios.

“Desde o início do nosso mandato contamos com a mão estendida do Governador Reinaldo Azambuja, sempre pensando e trazendo o que há de melhor para nosso município e este Programa Bem Nascer vem a agregar e muito na saúde de nossa cidade, demonstrando uma preocupação e um carinho com as mães e os bebês maracajuenses, somente podemos agradecer por mais este investimento do Governo Estadual em Maracaju.” Destacou Marcos Calderan.

Ainda participaram do lançamento o deputado federal Luiz Ovando; os deputados estaduais Paulo Corrêa, que é presidente da Assembleia Legislativa, Mara Caseiro, Gerson Claro e Rinaldo Modesto; e o presidente da Assomasul (Associação dos municípios de Mato Grosso do Sul), prefeito de Nioaque, Valdir Couto Junior.

Já os secretários estaduais que marcaram presença na solenidade foram: Eduardo Riedel (Infraestrutura), Elisa Nobre (Assistência Social e Trabalho), Flavio Cesar (Governo e Gestão Estratégica) e Sérgio de Paula (Casa Civil).

Cb image default
Foto: Chico Ribeiro - Assessoria de Comunicação de MS