Buscar

Fiscalização começa autuações para quem descumpre decreto em meio a pandemia

Cb image default
Foto: Assessoria de Comunicação 

Equipes da Vigilância Sanitária, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros de Maracaju estão intensificando as abordagens e fiscalizações em meio ao crescimento de casos de Covid-19 na cidade.

"Não tivemos denúncia de aglomerações, porém a equipe da Vigilância Sanitária teve que fechar alguns estabelecimentos que estavam abertos após o toque de recolher, descumprindo as medidas básicas em meio a essa pandemia", disse o Comandante da Polícia Militar, Edcezar Zeilinger.

De acordo com ele essas equipes estão sendo formadas por quatro policiais militares, dois Bombeiros e quatro Fiscais Sanitários.

De acordo com a Assessoria de Comunicação da prefeitura, a Vigilância Sanitária está trabalhando intensamente na fiscalização do comércio diurno e noturno, a equipe está formada não somente com os fiscais da vigilância, mas também conta com fiscais da secretaria de obras e tributo.

Durante o horário do toque de recolher, somente poderão funcionar os serviços de saúde, transporte, alimentação por meio de delivery, farmácias e drogarias, funerárias, postos de gasolina e indústrias e os supermercados e congêneres, não se incluindo lojas de conveniência, ficando expressamente vedado o consumo de gêneros alimentícios e bebidas no local, bem como o acesso simultâneo de mais de uma pessoa da mesma família, exceto nos casos em que for necessário acompanhamento especial, respeitando-se o horário determinado no seu Alvará de funcionamento.

Aos sábados e domingos, os serviços que não são classificados como de natureza essencial terão regime especial de funcionamento. Só poderão abrir e atender o público entre 5 e 16 horas.

A Vigilância Sanitária deve atuar sempre que necessário em conjunto com as forças policiais fiscalizando o comércio. Já no caso de aglomerações civis (festas e eventos) a responsabilidade da atuação será dos órgãos de segurança pública. Para denúncias do comércio ligue 98467-0481 e para denúncias de aglomerações civis ligue 190 ou 99984-9868.

“Essa ação para conter a Covid-19 ocorre para evitar que Maracaju também entre em colapso na saúde, tendo em vista que no estado os leitos estão em 106% de ocupação, sem vagas para UTIs e sem previsão de chegada de mais doses das vacinas contra a Covid-19. Casos alarmantes que precisam mais do que nunca de conscientização da população e medidas drásticas para que Maracaju continue diminuindo os casos da Covid-19”, destacou o Secretário de Saúde Thiago Caminha.