Buscar

Empresa de Maracaju recebe o primeiro Selo Arte do estado no ramo de carnes

Cb image default
Foto: Assessoria de comunicação

Na tarde desta sexta-feira (22) a empresa Big Boi recebeu da SEMAGRO o primeiro Selo Arte do Estado do Mato Grosso do Sul na categoria de carnes. A entrega do selo aconteceu na empresa Big Boi, localizada na Avenida Marechal Floriano Peixoto, 521 no Bairro Paraguai e contou com a presença do prefeito Marcos Calderan, do secretário de estado meio ambiente, desenvolvimento econômico, produção e agricultura familiar Jaime Verruck, secretário de desenvolvimento e meio ambiente municipal Agadir Mosmann e do diretor presidente de cultura Rafael Fernandes Jara.

“Agradeço a todo o apoio da prefeitura que nos ajudou muito nessa caminhada, com esse Selo Arte minha empresa vai prosperar grandemente e isso só é possível com o trabalho da nossa empresa alinhada com o da prefeitura, obrigado a todos”, ressaltou o empresário Adão Correia.

“Hoje é um dia festivo para Maracaju, me sinto honrado em trazer o primeiro Selo Arte na categoria de carnes do estado para uma empresa de Maracaju, este selo permitirá a venda interestadual de produtos alimentícios artesanais, como a Linguiça de Maracaju, com essa certificação a empresa Big Boi poderá acessar mais mercados e aumentar sua renda”, ressaltou o secretário Jaime Verruck.

O prefeito disse estar muito feliz ao participar deste ato histórico para Maracaju, “Hoje Maracaju está entrando para história, o primeiro Selo Arte para uma empresa da nossa terra, uma empresa familiar, fico muito feliz ao ver o tamanho do empenho não somente dessa empresa, mas de toda a família que acredita em Maracaju, parabéns a todos os envolvidos nesse processo”, finalizou o prefeito.

Para compreender um pouco mais sobre o Selo Arte: ele permitirá a venda interestadual de produtos alimentícios artesanais, como carne de sol, linguiças e defumados. Com a certificação, os produtores artesanais poderão acessar mais mercados e aumentar sua renda.

Regulamentado em julho do ano passado, a concessão do Selo Arte atende a uma demanda antiga de produtores artesanais de todo o Brasil. É uma espécie de certificação que permite que produtos como queijos, embutidos, pescados e mel possam ser vendidos livremente em qualquer parte do território nacional, eliminando entraves burocráticos. Para os consumidores, é uma garantia de qualidade, com a segurança de que a produção é artesanal e respeita as boas práticas agropecuárias e sanitárias.

A norma possibilita que esses produtos possam ser comercializados em todo território nacional, além de ser um selo de garantia da conformidade artesanal, que é um potencial agregador de valor. Essa iniciativa vai atender à demanda de inúmeros produtores artesanais, que produzem e preservam a cultura e a tradição dessa produção em suas regiões.

O serviço de inspeção municipal é responsável por intermediar a adesão do produtor ao selo arte, fazendo um acompanhamento sanitário, orientando o processo produtivo do produto a ser certificado. O SIMM realiza visitas periódicas no local de produção e coleta de material com apoio da vigilância sanitária do município para realização de analises físico químicas garantindo a qualidade do produto consequentemente dando segurança ao alimento que será comercializado nacionalmente.