Buscar

Em videoconferência, Prefeito cobra retomada de obras dos dirigentes da BBCA

Ontem o prefeito Marcos Calderan (PSDB) acompanhado do secretário Municipal de Governo Frederico Felini e do Secretário de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente Agadir Mosmann realizaram uma videoconferência com dirigentes da empresa chinesa BBCA, o Presidente da Câmara Robert Ziemann (PSDB) e demais vereadores também participaram da reunião de forma online.

Autoridades de Maracaju cobraram com veemência a retomada das obras no município tendo em vista que a BBCA já era para estar em pleno funcionamento desde junho de 2020 gerando empregos, porém ao invés disso, a empresa arrendou silos já construídos e paralisou as obras.

“Estamos há muito tempo aguardando o funcionamento desta empresa no nosso município, que irá gerar muitos empregos e desenvolvimento, no momento é o que mais precisamos, nosso município tem mão-de-obra para suprir a necessidade da empresa, e o nosso dever é cobrar para que seja colocada em funcionamento”, disse o prefeito Marcos Calderan.

Ficou estabelecido que a empresa vai emitir uma nota estabelecendo novos prazos para conclusão das obras e esse documento será analisado pelos vereadores e pelo prefeito que poderão em conformidade com a Lei determinar penalidades a empresa pela demora.

Demora - A promessa da implantação da indústria se arrasta desde 2013. Após dois anos de tratativas, o lançamento oficial da planta aconteceu. Alegando dificuldades para importar produtos da China, o grupo adiou a conclusão da planta em Maracaju para 2019, mas o prazo foi mais uma vez adiado e, então, ficou para outubro de 2020. Agora, com a pandemia e o dólar alto, a empresa promete retomar as obras este ano, mas não determinou uma nova data.

Prejuízo e promessa - O projeto empresarial já custou mais de R$ 3 milhões de reais em recursos públicos, o projeto da BBCA Brazil tem promessa de investir mais de R$ 2 bilhões em Maracaju.