Buscar

Em um ano, condutores danificaram em acidentes 12 postes de Energia em Maracaju

Cb image default
Divulgação

Um Levantamento feito pela Energisa, concessionária responsável pelo fornecimento de energia elétrica do Estado, mostra que os motoristas sul-mato-grossense precisam redobrar a atenção ao volante. Em 2020, foram constatadas 264 colisões de veículos contra postes, média de 1,3 acidentes por dia.

Segundo os dados divulgados, Maracaju foi o segundo município que mais registrou ocorrências deste tipo, foram 12, mesmo número de Ponta Porã (12) a frente de Dourados com 09. A capital lidera os acidentes deste tipo com 65 casos.

Maracaju enfrenta constantes quedas de energia e reclamações de usuários na prestação de serviço da concessionária.

Em muitas vezes, isso ocorre por causa de acidentes envolvendo caminhões na zona urbana que ou derrubam os postes ou rompem as fiações elétricas.

Os danos em caso de colisões não são apenas materiais e financeiros. Acidentes contra redes de energia elétrica podem resultar em perdas de vidas, não só pela batida, mas pelo risco de choques elétricos, quando há o rompimento dos cabos, mesmo que a rede de distribuição seja equipada com tecnologia de proteção para desativar o fornecimento de energia em caso de interferência nos cabos ou postes.

“Em caso de acidentes, devem ser acionados imediatamente equipes de socorro, como SAMU ou Corpo de Bombeiros e também a Energisa, para que a empresa realize os reparos de forma segura. Se não houver indícios de incêndio, importante que todos permaneçam dentro do carro até que equipes realizem os procedimentos necessários e não haja risco”, orienta o Coordenador de Saúde e Segurança da Energisa, Wagner Lima.

Acidentes envolvendo redes de transmissão podem custar caro no bolso dos envolvidos, o condutor responsável pelo acidente pode ter que arcar com a manutenção da estrutura e equipamentos danificados. De acordo com a Energisa, o custo médio de cada poste é de aproximadamente R$ 5 mil, contudo, o valor pode variar de acordo com o tipo de estrutura e também com os equipamentos afetados.