Publicado em 24/11/2022 às 17:49,

Em reunião com Prefeito, equipe do IBGE pontua dificuldades no andamento do Censo 2022

Assessoria de Comunicação,
Cb image default
Divulgação

Nesta semana o Prefeito Marcos Calderan, acompanhado do Presidente da Câmara Robert Ziemann e o Secretário de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente Agadir Mossmann, recebeu a direção do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) que está executando o Censo 2022 em Maracaju.

De acordo com o relatado em reunião, Maracaju vai na contramão do estado, onde já se encontra com cerca de 70% das coletas realizadas, enquanto o município ainda está abaixo dos 50%, uma das principais dificuldades relatadas é a falta de colaboração da comunidade que em alguns casos se recusam a receber os recenseadores ou, muitas vezes, colocam empecilhos para responder os questionamentos.

“Quero fazer um apelo para a população maracajuense, afinal este levantamento é feito a cada dez anos e prejuízos agora, demorarão para serem sanados, tais resultados e as respostas dessas perguntas são fundamentais para que a União possa planejar e executar o envio de recursos de acordo com o tamanho real de nossa cidade, bem como, somente teremos acesso ao tamanho real de Maracaju, por meio deste levantamento, por isso, receba bem os recenseadores, responda as perguntas, certamente, essa simples ação, impactará no que queremos para nossa cidade nesses próximos dez anos”, afirmou Marcos Calderan, Prefeito de Maracaju.

O Prefeito Municipal ainda relatou que o Censo 2022 e seus resultados, impactam no recebimento de verbas federais, especialmente, áreas sensíveis como educação e saúde, que sempre necessitam de investimentos, afinal este recurso vem “per capita”, “não adianta o município crescer e não ter isso devidamente registrado pelo IBGE” complementa o Prefeito.

Outra preocupação relatada pela supervisão do IBGE em reunião é que o prazo está se esgotando, Maracaju deve, assim como todo o país, estar devidamente levantada em dados pelo IBGE até o final de dezembro deste ano.

Afinal por que é importante responder ao Censo 2022?

Além do sigilo total dos dados respondidos, responder o questionário do Censo 2022 garante o acesso a importantes números de cada município, além da contagem populacional, a pesquisa traz dados importantes sobre condições de vida, emprego, saúde, renda, educação e distribuição de renda dentro de cada família.

E se tratando de renda, a distribuição das transferências da União, por meio do Governo Federal, para estados e municípios, que tem impacto significativo nos orçamentos públicos, é feita levando em consideração os dados fornecidos pelo IBGE. Assim como as transferências e recursos para a administração de programas sociais e identificação de áreas de investimento prioritário em saúde, educação, habitação, transportes, e vários outros programas de assistência social.

A aplicação do questionário não dura mais de 15 minutos e as respostas trarão impactos diretos ao município, portanto, receber bem o recenseador e responder corretamente as perguntas é fundamental.