O vereador e presidente da Câmara Municipal de Maracaju, Rener Barbosa (PSDB), não teve nenhuma dificuldade para se reeleger para o biênio 2027/2028. A eleição antecipada ocorreu em sessão extraordinária na manhã desta sexta-feira (15).
Apenas uma chapa foi apresentada e obteve unanimidade de votos. A partir de 2027 a mesa diretora da Câmara ficará composta desta forma:
Presidente - Rener Barbosa (PSDB); vice-presidente - Patrick Ribas (PSDB); 1º vice-presidente - Ediney Gomes (Republicanos); 1º secretário - Gustavo Duó (Progressistas) e 2º secretário - Diogo Frizzo (PL).
“Gostaria de agradecer a confiança dos colegas vereadores pela recondução no cargo da presidência e com certeza trabalharemos juntos na continuidade do projeto coletivo da câmara de Maracaju”, disse Rener Barbosa ao ser reeleito.
Instabilidade - O início desta legislatura e de mandato do vereador Rener Barbosa (PSDB) na presidência do Legislativo começou conturbado pelo excesso de gastos desnecessários em meio a uma reforma no prédio da câmara que se arrasta desde outubro de 2023 e está custando mais de R$ 6 milhões de reais aos cofres públicos, fora o custo com aluguel durante este período.
A presidência de Rener também tem sido marcada pela instabilidade com o poder executivo, o prefeito Marcos Calderan tem vetado a maioria dos projetos do legislativo e vereadores reclamam da falta de diálogo e alinhamento nas pautas. Outro problema, é a falta de dinheiro no caixa da câmara, por isso, não há expectativa na devolução do duodécimo para a prefeitura, prática que era tradicional em Maracaju e auxiliava muito o executivo municipal.
Reeleito, Rener ganhou um fôlego para tentar reverter essas situações, se planejar melhor e reorganizar a casa legislativa.