Buscar

Em bato papo sobre autismo, deputado federal Fábio Trad confirma repasse para associação AMAR

Cb image default

Fundada no mesmo dia em que é comemorado o Dia Mundial de Conscientização do Autismo, a AMAR (Associação Amigos do Autismo) de Maracaju desde abril de 2019 auxilia mães e pais que possuem filhos com espectro autista no município.

A associação nasceu da necessidade de uma mãe, moradora do distrito Vista Alegre, que procurou o vereador Robert Ziemann (PSDB) após seu filho ser diagnosticado com o transtorno. “A mãe se viu perdida sem saber o que fazer e procurou ajuda do vereador, assim foi criado um grupo no WhatsApp com vários profissionais, psicólogos, da nossa cidade, fundando assim a associação”, explicou a presidente e psicóloga da AMAR, Josane Golfeto Helfer.

Para um pai ou uma mãe não é fácil ter um filho com uma necessidade especial, pois requer uma mudança na rotina. De acordo com ela, atualmente, com mais de 30 crianças com autismo, apenas 19 pais fazem parte da associação. “Acreditamos que existem muito mais na nossa cidade, mas como a gente sabe, é muito difícil um pai ou uma mãe ter um filho com uma necessidade especial, muitas famílias ainda tem muita resistência para estar participando de uma associação”, afirmou.

Ela, que também possui uma criança com autismo, destacou a importância do trabalho que é realizado pela equipe. “O atendimento de um autista em si, com vários profissionais, a demanda que ele precisa, tem um custo muito alto, e a associação tem como prioridade atender os pais da nossa cidade com treinamentos, subsídios, para que possa atender da melhor forma essas crianças”, disse ainda que os trabalhos são realizados em “off”, jargão utilizado quando não se revela nomes.

Os projetos para este ano eram muitos, várias palestras estavam previstas, mas devido a pandemia, tudo teve que ser alterado. “Hoje, nós estamos fazendo um atendimento mais individualizado, para posteriormente estar trabalhando com essas famílias para que elas mesmas possam estar atendendo a demanda dos seus filhos em casa”.

Recentemente, o vereador Robert realizou um bate papo, em sua página no Facebook, com o deputado federal Fábio Trad (PSD), sobre as ações realizadas em prol do autismo, em vista que o deputado está bastante integrado neste assunto. O deputado é o autor do projeto que visou criar sessões de cinema acessíveis ao autista na Capital. “Nós vimos constantemente a preocupação dos pais na questão do acesso à cultura, criamos uma lei para adaptar e ampliar o acesso”, disse Fábio que relembrou a Lei Federal que disciplina os direitos das pessoas com espectro autista e afirmou ser necessário investir nas entidades que fomentam os direitos das pessoas com o transtorno, além de criar políticas públicas.

Durante o bate papo, o deputado declarou que em novembro irá destinar recursos a AMAR. “Familiares compartilharam essa dor e nós estamos aqui para criar políticas para o enfrentamento dessa questão, então, ouvir sempre a população, avalia-las, criar projetos e lutar para aprovar, é o meu papel de parlamentar. Quero dizer que neste mês de novembro eu vou destinar recursos a entidade que protege, fomenta os direitos das pessoas com espectro autista de Maracaju, em virtude da sua intervenção”, disse se referindo a procura do vereador pelo deputado.

A equipe de reportagem entrou em contato com o vereador afim de saber sobre o repasse que será feito, ele afirmou que ainda não sabe o valor, mas que assim que souber irá comunicar a equipe do Noticidade. Para saber mais sobre a associação, clique aqui.