Publicado em 26/04/2020 às 18:19,

Em aula online, alunos da Escola do Sesi de Maracaju estudam semelhanças entre gripe espanhola e Covid-19

Assessoria de Comunicação ,
Cb image default
Divulgação

Em continuidade às aulas online devido à pandemia do novo coronavírus (Covid-19), os alunos da 3ª série do Ensino Médio da Escola do Sesi de Maracaju realizaram uma pesquisa para encontrar as semelhanças entre a doença atual e a gripe espanhola ocorrida em 1918. Sob a orientação da professora Claudinéia Oliveira Silva, os estudantes coletaram informações sobre as duas pandemias através de reportagens e artigos para fazer o comparativo.

Eles acessaram um site com mapa interativo que mostra as regiões mais afetadas pela pandemia da Covid-19 em tempo real e analisaram os dados, além de assistirem ao filme “A Gripe”, produzindo em 2013 pela Coreia do Sul. Após a coleta de informações, os alunos tiveram de refletir sobre as relações entre o passado e o presente das pandemias, analisar e argumentar sobre o gráfico da pandemia de gripe espanhola de 1918 e comparar com outras projeções de contaminação da Covid-19, relacionando a Matemática com fatos históricos e conflitos vivenciados.

A atividade foi proposta pela professora Claudinéia Oliveira Silva, que orientou alunos a realizarem a pesquisa. “Eles acessaram o site de forma compartilhada e o mapa interativo da propagação da Covid-19 proporcionou análises, interpretação de gráficos e debate sobre a disseminação da doença entre os países. Em relação ao filme, os estudantes teriam de analisar o agente causador, transmissão, principais sintomas, tratamento e quantas pessoas morreram no mundo”, detalhou Claudinéia Silva.

Ela completa que os alunos compartilharam o aprendizado desenvolvendo podcasts e vídeos sobre o que aprenderam em relação às pandemias. “Aprendi sobre a gripe espanhola, a forma histórica de como tudo aconteceu, as pandemias, epidemias, como a sociedade se comporta, durante estes períodos, apesar de ter sido no outro século é bem parecido com que estamos vivendo no mundo hoje”, ressaltou a aluna Amanda Souza Cristofoli.

Para o colega de classe, Marco Antonio de Campos Raimundo, o trabalho foi muito oportuno. “Este trabalho de pesquisa sobre a gripe espanhola e a Covid-19 me proporcionou fazer um aprofundamento e comparativo de análise de gráficos entre as duas pandemias”, assegurou.