O presidente da Câmara Municipal de Maracaju, vereador Rener Barbosa (PSDB) confirmou que a eleição será nesta sexta-feira (15) em sessão extraordinária de forma virtual/online a partir das 8 horas da manhã.
O motivo da eleição não ser presencial, de acordo com Rener atende um pedido dos próprios vereadores, pois todas as sessões extraordinárias estão sendo de forma online.
De acordo com o documento de convocação encaminhado aos vereadores, “a presente Sessão Extraordinária tem como único objetivo a apreciação e deliberação da seguinte pauta: Eleição da Mesa Diretora para o biênio 2027/2028”, ainda conforme o comunicado, as chapas concorrentes deverão ser apresentadas durante a própria Sessão Extraordinária, contendo a assinatura de todos os candidatos que a compõem”.
A decisão de Rener de antecipar a eleição que ocorreria somente na segunda sessão legislativa de 2027 para esta sexta-feira, ainda no seu primeiro ano de mandato na presidência, divide opiniões entre os vereadores e gerou vários questionamentos na comunidade de Maracaju. Apesar disso, a alteração foi aprovada de forma unânime, ninguém dos vereadores quis ir contra a proposta, apesar de questionarem.
Contudo, de acordo com Rener, “a iniciativa visa proporcionar planejamento das ações e a transição administrativa da Mesa Diretora para o biênio subsequente. Essa antecipação otimiza a continuidade dos trabalhos legislativos e administrativos da Câmara, evitando descontinuidades e assegurando que a nova Mesa Diretora assuma suas funções com pleno conhecimento dos desafios e metas. Tal providência contribui significativamente para uma gestão mais eficiente, transparente e produtiva, em benefício de toda a comunidade do município de Maracaju”.
Até o fechamento desta matéria na manhã desta quinta-feira (14), alguns vereadores ainda buscam viabilizar uma chapa concorrente a de Rener que deve renovar sua mesa diretora com novos nomes nos cargos de vice-presidente, primeiro secretário e segundo secretário.