Publicado em 07/01/2020 às 10:27,

Corpo de Bombeiros atende ocorrência de tentativa de suicídio no Bairro Alto Maracaju

Redação - Noticidade,
Cb image default
Divulgação

Uma tentativa de suicídio foi registrada no inicio dessa semana em Maracaju.

Após ligação para o corpo de Bombeiros, a equipe foi acionada para atender a ocorrência na Rua Almirante Barroso no Bairro Alto Maracaju.

Ao chegarem ao local para atendimento a equipe do Corpo de Bombeiros encontraram uma senhora de 55 anos, que estava no interior da residência consciente, com uma toalha enrolada no pescoço de barriga para baixo com um corte na região do pescoço do lado esquerdo causado por um bisturi.

A vítima relatou que faz uso de antidepressivo e que tentou tirar a própria vida.

A equipe realizou os primeiros socorros no local e encaminharam a vítima ao hospital para cuidados médicos.

Sinais de alerta - Depressão causa tristeza profunda e pessimismo, sentimentos que podem culminar em comportamentos suicidas. Segundo o Ministério da Saúde, os sinais mais frequentes são irritabilidade, ansiedade, angústia, desânimo, cansaço fácil, e diminuição ou incapacidade de sentir alegria.

Há também outros comportamentos que devem ser observados, de acordo com o Ministério da Saúde: aumento de sentimentos de medo e baixa autoestima, dificuldade de concentração, perda ou alta do apetite e do peso, raciocínio mais lento e episódios frequentes de esquecimento.

Prevenção - Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), 9 em cada 10 mortes por suicídio podem ser evitadas e a prevenção é fundamental. O assunto ainda é considerado tabu, e é fundamental que em momentos difíceis as pessoas consigam pedir ajuda para familiares, amigos ou um médico.

Procure ajuda - Para facilitar o atendimento e salvar vidas, desde julho do ano passado, as ligações de prevenção de suicídio realizadas para o CVV através do número 188 são gratuitas para todo o Brasil. A assistência, oferecida por voluntários, visa a dar apoio emocional para quem quer e precisar conversar. Apesar de não terem formação em psicologia (não é uma exigência), eles recebem treinamento adequado. A discrição também faz parte do serviço, portanto, todas as ligações são sigilosas.