Buscar

Com prévia do Censo de 43 mil habitantes, Maracaju pode perder recurso federal

Cb image default
Maracaju deve ficar na 10ª posição no ranking populacional de MS. (Foto: Arquivo)

Uma prévia do Censo 2022, apontou que Maracaju está com 43.247 habitantes, o número é abaixo do esperado pela administração municipal. Havia expectativa do município ter mais de 50 mil habitantes.

Se a prévia do Censo se manter nessa média, Maracaju cai para a décima posição no ranking populacional de Mato Grosso do Sul, atrás de Aquidauana (nono lugar), Naviraí (oitavo), Sidrolândia (sétimo), Nova Andradina (sexto), Ponta Porã (quinto), Corumbá (quarto), Três Lagoas (terceiro), Dourados (segundo) e Campo Grande (primeiro).

De acordo com o Prefeito de Maracaju Marcos Calderan (PSDB), analisando levantamentos do próprio município, incluindo serviços básicos como saúde e educação, nota-se que o índice populacional é bem acima do divulgado pela prévia do Censo.

Cb image default
Prefeito Marcos Calderan, acompanhado do Secretário Municipal de Fazenda André Hadlich, Secretária de Governo Cléo Wosniak e do Procurador Geral Dr. Robson Coradini, durante reunião organizada pela CNM sobre os municípios impactados pela decisão do TCU. (Foto: Assessoria)

“Estamos debatendo e buscando soluções, justamente para que essa prévia, não se torne definitiva e influenciando no FPM, contamos também com a cooperação contínua da comunidade, atenda o recenseador, responda as perguntas corretamente, tudo isso, influencia no presente e futuro de nossa cidade”, alertou o prefeito.

O IBGE encaminha ao TCU (Tribunal de Contas da União) a relação da população de cada um dos municípios brasileiros. Os dados são usados para calcular as quotas dos valores a serem repassados para o ano seguinte.

De acordo com balanço divulgado pela CNM (Confederação Nacional de Municípios), em Mato Grosso do Sul, Maracaju e mais 12 cidades que apresentaram uma população menor, terão perdas nas receitas e receberão R$ 48,7 milhões a menos, na comparação com o último repasse.

Diante da situação, a CNM acionou o Tribunal de Contas para impedir alteração nos coeficientes até a divulgação definitiva do Censo 2022, passando a valer a partir de 2024. Além disso, orientou que todos os municípios impactados também recorram à Corte de Contas.

Após alterações no calendário de entrega o IBGE prevê a finalização do Censo para até o final deste mês de Janeiro.