Buscar

Com apoio da Neomille, prefeitura de Maracaju inicia reflorestamento na Aldeia Sucuri’y

No início da primavera, a Prefeitura de Maracaju por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente em parceria com a empresa Neomille iniciou os trabalhos de reflorestamento da Lagoa Natural existente dentro da Aldeia Sucuri’y.

A ação atende uma solicitação da Comunidade Indígena da Aldeia Sucuri’y, iniciando neste momento a 1ª etapa do reflorestamento, na ocasião, ocorreu o plantio de 600 mudas nativas do Cerrado, todo o projeto prevê o plantio de 5 mil mudas, já que a lagoa possui em torno de 15 hectares de lâmina de água.

O reflorestamento é uma prática importante para a conservação do Meio Ambiente, a preservação do recurso hídrico e irá fornecer habitat para os animais e melhorar a qualidade de vida da comunidade.

Sobre as mudas plantadas 

Nesta primeira etapa, foram plantadas: 50 mudas de Aroeira Pimenta Pioneira, 50 mudas de Inga Pioneira, 50 mudas de Tarumã Pioneira, 50 mudas de Sandra D’água Pioneira, 50 mudas de Jacarandá Pioneira, 30 mudas de Pitanga, 30 mudas de Guatambu, 30 mudas de Pata de Vaca, 35 mudas de Araticum, 30 mudas de Ipê Roxo, 30 mudas de Ivaia, 35 mudas de Cambroé Climax e 30 mudas de Gabiroba.

Totalizando 500 mudas plantadas.

Além disso, atendendo um pedido da comunidade indígena, serão entregues 100 mudas em parceria com a Neomille de árvores frutíferas.

A SEDEMA ficou responsável pelo preparo do solo e a Neomille a entrega e plantio das árvores, sendo: 20 pés de manga, 20 pés de acerola, 20 pés de amora, 20 pés de goiaba, 10 de jaboticaba e 10 de abacate.

Foram parceiras da Neomille na doação das plantas as seguintes empresas: Gotherma Isolamento Térmico, Orca Industrial, Mesquita Construções, Atom Engenharia Elétrica, Emtec Construções Metálicas, Grupo Lima, Construtora Sol Nascente de Ibirá e CPC Estruturas.

Ações do dia da árvore

Ainda alusivas das ações do “Dia da Árvore” a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente realizou a doação para a comunidade por meio de entrega em frente a sua sede de 600 mudas de Quaresmeira e Resedá, também doadas pelo Neomille. Trata-se de árvores próprias para o plantio no perímetro urbano do município.

As distribuições gratuitas ocorreram nos dias 21 e 22 de setembro, visando maior arborização da cidade.