Buscar

Bebê de 8 meses é picado na mão por escorpião amarelo enquanto brincava perto de árvore

Cb image default
Foto: Reprodução MaracajuSpeed 

Um escorpião amarelo, o Tityus serrulatus, picou a mão direita de um bebê de 8 meses que estava brincando próximo a uma árvore da rua Coronel Zelito, Vila Adrien, em Maracaju.

A família capturou o escorpião e acionou o Corpo de Bombeiros. De imediato, a equipe se deslocou até a vila e realizou o transporte até o Pronto Socorro do município.

Em nosso país, há cerca de 160 espécies de escorpião, no entanto, os que são considerados de maior risco à saúde são o Tityus bahiensis, escorpião marrom, e o Tityus serrulatus, escorpião amarelo, pois são adaptados ao meio urbano, independente, se é filhote ou adulto, o ataque de ambos pode ser letal.

Cuidados - O clima úmido e quente é ideal para a proliferação de animais peçonhentos como o escorpião. A adoção de hábitos simples é fundamental para prevenir acidentes.

O Ministério da Saúde recomenda o uso de telas em ralos de chão, pias e tanques, além de vedar as frestas nas paredes e colocar soleiras nas portas.

Outra medida é afastar as camas e berços das paredes, e ainda vistoriar as roupas e calçados antes de usá-los.

Nas áreas externas, as principais dicas são manter jardins e quintais livres de entulhos, folhas secas e lixo doméstico.

Também é importante manter todo o lixo da residência em sacos plásticos bem fechados para evitar baratas, que servem de alimento e, portanto, atraem os escorpiões.

Nas casas que possuem gramado, ele deve ser mantido aparado. Outra recomendação é não colocar a mão em buracos, embaixo de pedras ou em troncos apodrecidos e usar luvas e botas para atividades como manusear entulhos e materiais de construção, e nas atividades de jardinagem.