Buscar

Após reunião, autoridades deverão apresentar novo Plano de Biossegurança e Fiscalização ao MP

Cb image default
Foto: Divulgação

O horário do toque de recolher, somente para atividades comerciais, será alterado em Maracaju. Depois de várias reuniões entre autoridades do município e o MPMS (Ministério Público de Mato Grosso do Sul), ficou estabelecimento que o toque será das 22 horas às 5 horas, após a implementação de rigoroso Plano de Biossegurança e Plano de Fiscalização que ainda será apresentado, pela Gestão Municipal, ao MP.

“O sistema de saúde da nossa cidade referência, Campo Grande, não está preparado para enfrentar o agravamento do surto de Covid-19”, alertou o MP, em uma nota de esclarecimento emitida ontem (13).  O MP ressalta que a população maracajuense deve intensificar as medidas de prevenção, pois a cidade está com grau elevado de risco da doença.

O pedido da mudança do horário do toque é dos comerciantes noturnos que se sentem prejudicados, visto que o comércio diurno não teve muita mudança no atendimento, enquanto eles eram obrigados a atender apenas via delivery.

O presidente da Câmara de Vereadores, Robert Ziemman, afirmou em sua rede social que haverá um plano de biossegurança aos empresários “de forma adequada para cada ramo de trabalho, além de maior fiscalização e ações de controle para a diminuição de contágio”. Ele revelou que vai formalizar um pedido ao prefeito, Marcos Calderan, para que sejam isentos as taxas, impostos e outros benefícios fiscais aos comércios noturnos, academias e igrejas, além de empresas que sofreram com a pandemia, por exemplo, as empresas de evento.

Hoje (14), o Comitê de Biossegurança se reuniu para elaborar os planos. Fazem parte do Comitê:

Thiago Caminha – secretário de saúde

Dr. Alessandre Vieira – procurador geral

Amanda Almirão Alves - Médica Pneumologista

Rosana Stonoga Baptista - Enfermeira Especialista em Saúde Pública

Franciele Pettenon - Coordenadora Vigilância Epidemiológica

Rodrigo Olegário -Diretor Secretaria de Desenvolvimento

Clebson Marcondes de Lima - Procurador Jurídico

Tiago Darci Pazza Corrêa - médico veterinário Coordenador da Vigilância Sanitária