Buscar

Apesar de restrições, comunidade lota diariamente agência da Caixa em Maracaju

Cb image default
Foto: Noticidade 

Mesmo com restrições à circulação de pessoas, devido à pandemia de coronavírus, agências da Caixa Econômica Federal têm registrado filas e causado preocupação, além de desconforto e insegurança aos próprios clientes.

Assim como em boa parte dos municípios, em Maracaju não tem sido diferente e diariamente as filas em frente a Caixa Econômica dobram a esquina da Avenida João Pedro Fernandes com a Rua 11 de Junho.

De acordo com informações da agência, a grande maioria das pessoas que formam as filas desde a semana passada na Caixa é para receber o pagamento do auxílio emergencial de R$ 600 pelo Governo Federal e isso tem gerado muitas aglomerações desnecessárias, pois muitas pessoas estão sem informação e nem precisariam estar na fila.

Ainda de acordo com a Caixa, tudo do auxílio emergencial pode ser feito através dos canais digitais disponibilizados. Eles pedem que o cidadão evite ir as agências e utilize o site da Caixa, o app da Caixa e, em casos de dúvidas, entre em contato com a central de atendimento pelo número 111, que é exclusiva para o atendimento emergencial.

Muitos dos contribuintes fazem parte do grupo de risco da Covid-19, mas precisam ficar nas filas para conseguir informações porque não têm acesso com facilidade aos meios digitais ou simplesmente não conseguem retorno nos sites da Receita ou Caixa.

Cb image default

Boa parte das pessoas não sabia se poderiam sacar o dinheiro nas agências. Foi o caso da maracajuense Lucélia Gonçalves de 61 anos que está desempregada e recorreu ao filho para fazer o cadastro dela solicitando o auxílio emergencial pelo site, porém conforme ela mostrou aparece a mensagem: “Erro, Não foi encontrada solicitação para o CPF informado”. Por isso, ela foi atrás de informação e ficou quase duas horas na fila.

Em muitos casos isso tem ocorrido, o CPF precisa estar regularizado para que o cadastro no programa de auxílio emergencial de R$ 600 seja analisado. Essa exigência fez com que muitos trabalhadores fossem para as filas atrás de informação. Entre as razões estão pendências com a Receita Federal ou com a Justiça Eleitoral. Outras pendências que levam a irregularidades no CPF são cadastro do contribuinte incorreto ou incompleto, multiplicidade ou fraude nos cadastros.

O pagamento do auxílio é feito para trabalhadores autônomos, desempregados e empreendedores que perderam a renda durante o isolamento social por causa da pandemia do coronavírus.