Publicado em 29/10/2020 às 15:54,

Apesar da pandemia, agricultura familiar fecha o ano com balanço positivo

Assessoria de Comunicação ,
Cb image default
Foto: Divulgação

Para tratar do encerramento das atividades do ano de 2020, relacionados a merenda escolar, a técnica da Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural), Ana Botelho, juntamente com o diretor do Departamento Agropecuário, Eloar Castelaci, a nutricionista Priscila Aoki, pedagoga Mônica Ansillago, e o presidente da Associação de Moradores do Quilombo São Miguel, Jorge Henrique, se reuniram com os pequenos produtores da comunidade Quilombola.

A técnica da Agraer tirou as dúvidas sobre a produção de alimentos e informou sobre a programação da chamada pública para 2021, caso não voltem as aulas no início do ano.

A nutricionista falou da finalização das entregas dos produtores para o kit da alimentação escolar e deixou combinado a quantidade de produtos a serem entregues. De acordo com as informações, para os produtores, o kit foi de grande importância, porque mesmo sem aulas presenciais, não deixaram de comercializar a sua produção.

A pedagoga Mônica Ansillago destacou o PAA (Programa de Aquisição de Alimentos da Secretaria de Assistência Social) que fornece uma diversidade de produtos e gêneros alimentícios dentro dos programas ofertados pela Secretaria, os produtos dos pequenos produtores são inseridos nos kits que a Secretaria fornece. Com a Covid-19, muitos programas foram interrompidos, no entanto, os participantes não deixaram de ser assistidos e passaram a receber kit de frutas, as famílias em situação de vulnerabilidade social também receberam alimentos.

Mônica também ouviu as dificuldades encontradas neste ano pelos produtores, para que no próximo ano, se todas as atividades forem restabelecidas, os pedidos possam ser atendidos na totalidade, garantindo alimentação saudável aos usuários dos serviços sócios assistenciais, e, incentivos aos pequenos produtores ligados a agricultura familiar.

Em nome dos produtores, o presidente da Associação de Moradores do Quilombo São Miguel agradeceu o empenho do diretor do Departamento Agropecuário pelo suporte dado a comunidade durante a pandemia, o atendimento e dedicação do diretor com os produtores.

Eloar afirmou que encerra o 8º ano de atendimento com todo o suporte aos agricultores: Máquinas, equipamentos, cursos, assistência técnica e um acompanhamento exclusivo de toda a equipe envolvida na compra da merenda escolar. “Foi prazeroso trabalhar com uma equipe tão dedicada a agricultura familiar. Nós tivemos todo o suporte da administração municipal, através do prefeito, Maurilio Azambuja, que nunca se distanciou dos pequenos produtores e fez investimentos em tudo o que foi preciso para direcionar aos pequenos produtores da agricultura familiar”, concluiu o diretor.