Buscar

Vereador coleta assinaturas para mover ação popular no MP contra Energisa

Cb image default

As constantes quedas de energia em Maracaju estão causando transtornos e até prejuízos a comunidade dos bairros e também da área central. A Energisa que é responsável pela distribuição do serviço tem sido bastante criticada no município desde que assumiu o controle do Grupo Rede e, indiretamente, da Enersul. Conforme os moradores a qualidade da prestação de serviço de distribuição de energia vem piorando a cada dia e atualmente a situação é insustentável.

No mês passado, Prefeitura, Câmara e a Assema (Associação dos Empresarial de Maracaju) convocaram uma reunião com a direção local da Energisa que ocorreu no paço municipal, problemas como falhas de cobrança, pico de energia e até falta de energia por várias horas foram apontados e analisados pelos diretores da empresa, eles apenas pediram para que fosse feito um documento descrevendo os problemas coletivos e individuais e que posteriormente fossem encaminhados a Energisa. De momento, eles se comprometeram a fazer o serviço de poda de árvore junto à linha de transmissão e aumentar o quadro de funcionários para garantir agilidade nos atendimentos.

Após quase 30 dias, os problemas persistem e de acordo com o vereador Robert Ziemann (PSDB), depois de já ter havido uma reunião com total esforço do Poder executivo e Legislativo e até da categoria empresarial, a diretoria da Energisa tem total ciência das dificuldades, porém mesmo assim não tomou providências e o que resta é a medida judicial.

O vereador iniciou a coleta de pelo menos mil assinaturas para ingressar com uma ação popular no Ministério Público, ele visitou residências e vários bairros e recebeu apoio da comunidade que enalteceu a atitude dele em defesa da população.

A comerciante Juliana Oliveira de 38 anos de idade conversou com a reportagem do Noticidade e lamentou a situação e o descaso da Energisa com os consumidores, ela destacou que só ontem foram 11 quedas de energia, na semana passada, uma das quedas durou horas e com isso ela que trabalha na produção de picolés perdeu mais de 60 litros de leite, um prejuízo estimado em R$ 200 reais, fora outros produtos que também se perderam por falta de energia para refrigeração.

De acordo com Robert, o número de assinaturas para a ação popular já é alto e na semana que vem ele pretende se reunir com a direção Estadual da Energisa em Campo Grande para protocolar a documentação comunicando a situação grave do péssimo serviço que está sendo prestado em Maracaju para que a direção geral da empresa possa tomar providências diante do clamor popular e da iminência de uma ação judicial.

Energisa – A reportagem do Noticidade entrou em contato com a direção da empresa que encaminhou o caso para a Assessoria de Imprensa da Energisa, por telefone, informou que: “A Energisa vai iniciar ações intensivas de manutenção preventiva nos sistemas de distribuição de energia elétrica de Maracaju na próxima semana. Trata-se de um grande trabalho de manutenção da rede já existente. As ações incluem inspeções detalhadas, poda de árvores em conflito com a rede elétrica, instalação de para-raios, substituição de materiais e melhorias na rede, em geral. Essa iniciativa tem como objetivo aumentar a qualidade no fornecimento de energia elétrica, principalmente neste período de fortes chuvas e grande incidência de raios”. Destacou.

A empresa não mostrou conhecimento estatístico ou detalhado de registros de problemas graves na região, porém confirmou que há a necessidade de aumento no efetivo de funcionários para atender a alta demanda no município, principalmente nos casos de manutenção da rede elétrica.