Buscar

Usina inicia demissão de 500 pessoas em Maracaju, mas promete manter atividade agrícola

Cb image default

Começou o processo de demissão de cerca de 500 funcionários da Biosev em Maracaju depois que a empresa decidiu suspender as atividades industriais no município.

O montante representa 60% dos trabalhadores da companhia, segundo informações passadas pela assessoria de imprensa.

Os 40% restantes continuam contratados, já que as atividades agrícolas foram mantidas. Toda a cana-de-açúcar colhida no local será encaminhada às usinas Passatempo e Rio Brilhante para ser processada.

A Biosev informou que todos os trabalhadores dispensados terão preservados todos os direitos trabalhistas, em estrita observância à lei. Além disso, a direção da empresa estuda com o sindicato da categoria formas de minimizar os impactos das rescisões. Afirma que está mantendo contato com organizações locais, associações e empresas para tentar recolocá-los no mercado de trabalho.

Representantes da usina também conversaram com o prefeito de Maracaju, Maurílio Ferreira Azambuja, para explicar os motivos que levaram à tomada de decisão.

A suspensão, segundo a Biosev, contribui para otimizar capacidade das usinas Passa Tempo e Rio Brilhante, capturar sinergia operacional e logística no Estado para reduzir seu custo de produção e melhorar performance, trazendo ainda mais resiliência para a geração de caixa, de forma a manter sua competitividade.

No comércio de Maracaju, o impacto das demissões de 500 trabalhadores é considerável tendo em vista que pelo menos 80% destes demitidos residiam em Maracaju, muitos pretendem abandonar a cidade em busca de oportunidade na mesma área.

Luiz Ribeiro – Noticidade