Buscar

Usando MS como exemplo, Noz da Índia é proibida em todo o Brasil

Seguindo os passos de Mato Grosso do Sul, a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) proibiu a venda de qualquer produto que tenha em sua composição Noz da Índia e Chapéu de Napoleão, cujo nome científico é Aleurites moluccanus e Thevetia peruviana, respectivamente. A probição é válida em todo território nacional. 

O Estado já havia proibido a venda do produto no dia 18 de novembro de 2016 e o Governo Federal publicou a resolução na manhã deste terça-feira (7) no Dou (Diário Oficial da União). Além da comercialização, a resolução também veda a fabricação, distribuição, importação, uso e divulgação, em todos os meios de comunicação, de medicamentos e alimentos. 

Para a decisão, a Anvisa considerou a resolução da SES (Secretaria do Estado de Saúde) que além de todas as proibições já citadas também determinou a apreensão e inutilização das unidades do produto encontradas no mercado ou à venda com indicação terapêutica na embalagem.

Intoxicação - A Noz da Índia já está proibida em países como Espanha, Austrália e Chile. O consumo da semente da planta pode resultar em quadros de intoxicação grave ou severa. Há relatos de morte e intoxicação grave em outros estados do país como São Paulo, Goiás e Espirito Santo.

Na resolução a Anvisa considerou as evidências de toxicidade do produto e a ocorrência de casos de óbitos no Brasil, a venda irregular desses produtos e a divulgação deles com indicações de emagrecimento, por suas propriedades laxativas. 

Ainda de acordo com a Agência, as sementes de Chapéu de Napoleão se assemelham as de Noz da Índia e, quando ingeridas, também são altamente tóxicas e tem o seu uso proibido em diversos países.

A médica gastroenterologista e hepatologista – especialista em funções digestivas e no fígado – , Luciana Araújo Bento, chegou a alertar que o produto não devia ser consumido em nenhuma situação, em entrevista ao Campo Grande News.

Morte - No dia 1º de fevereiro de 2016, a cantora gospel Claudinha Felix, como era conhecida, morreu após consumir a planta. Ela teve uma parada cardiorrespiratória quando era atendida no posto de saúde do Bairro Nova Bahia, em Campo Grande.Na época, os familiares relataram que, Claudinha ouviu falar da |noz da Índia| em uma academia que frequentou no ano passado. Tomou o chá do produto por cerca de 30 dias, mas, passou a apresentar quadros frequentes de falta de ar, inchaço, cansaço, fraqueza no corpo, queda de pressão e até desmaios.

Morte - No dia 1º de fevereiro de 2016, a cantora gospel Claudinha Felix, como era conhecida, morreu após consumir a planta. Ela teve uma parada cardiorrespiratória quando era atendida no posto de saúde do Bairro Nova Bahia, em Campo Grande.

Na época, os familiares relataram que, Claudinha ouviu falar da |noz da Índia| em uma academia que frequentou no ano passado. Tomou o chá do produto por cerca de 30 dias, mas, passou a apresentar quadros frequentes de falta de ar, inchaço, cansaço, fraqueza no corpo, queda de pressão e até desmaios.

Campo Grande News