Buscar

Transporte Universitário ainda tem problemas, mas deve ser regularizado até a próxima semana

Cb image default

Desde que foi realizado o acordo entre a comissão dos universitários (composta por representantes do poder executivo, legislativo e dos acadêmicos) e as empresas responsáveis pelo transporte este ano, os estudantes tem encontrado diversos problemas na locomoção até as instituições de ensino.

Para entender a situação, o Noticidade conversou com um dos membros da comissão que representa os universitários, o acadêmico Geovane Ferreira Santos de 21 anos, ele explicou como foi feito o acordo, falou das possíveis causas da falta de veículos na hora do transporte e destacou que a maior culpa vem de uma das empresas que fazem o serviço.

Hoje a prefeitura disponibiliza um ônibus próprio para fazer duas linhas aos sábados, pois são apenas 50 universitários que necessitam do coletivo neste dia e mais um ônibus para atender durante os dias da semana, cerca de 35 alunos do período vespertino. 

Porém os |amarelinhos| como são chamados os coletivos do município, também não estão indo regularmente, o ônibus que faz a linha Capão Bonito II até o Pequi, na Baldeação para Maracaju e uma das linhas do Assentamento Eldorado se encontram na mesma situação, forçando os universitários a contratarem os serviços da empresa Vacaria algumas vezes, a justificativa seria de que alguns veículos estão danificados. 

Atualmente as empresas que realizam o serviço em Sidrolândia são a Oliveira Tur e a Ouro e Prata de Aquidauana, porém apenas a primeira está conseguindo cumprir o combinado.

Ouro e Prata - No acordo, a empresa Ouro e Prata tem que disponibilizar todos os dias da semana 5 ônibus, tendo mais um de reserva para ser acionado quando necessário, estes veículos são responsáveis por 7 linhas, desde a última segunda-feira (06) a empresa já deveria estar realizando o serviço normalmente, para atender cerca de 350 alunos, sendo 100 no período matutino e 250 no período noturno.

Mas nem todos os estudantes que estão indo até a praça para embarcarem rumo a Capital estão conseguindo concluir seu destino, pois apenas um veículo desta empresa compareceu na segunda e na terça-feira, atendendo somente 50 alunos no total.

Justificativa – A informação é de que nem todos os ônibus foram liberados pela Agepan (Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Mato Grosso do Sul), por estarem em situação irregular, mas foi repassado aos membros do conselho que nesta quarta-feira (08), no período noturno, a situação seria normalizada.

Oliveira Tur – A empresa disponibiliza 4 ônibus e um micro-ônibus para atender também 350 alunos, sendo 90 de manhã e 260 no noturno, não há relatos de falha no serviço da empresa que até então cumpre o acordo normalmente.

Demanda - No total, Sidrolândia tem uma demanda de 720 alunos, sendo 522 beneficiários do recurso do Transporte Universitário, 272 de forma integral e 250 de forma parcial, os outros 198 alunos pagam 100% do valor cobrado pelas empresas, mas também sofrem as consequências da desorganização dos coletivos.

“Os acadêmicos estão perdendo muitas aulas por conta desse problema, que é apenas mais um enfrentado pela nossa classe, porém o mais grave até então, esperamos que a empresa cumpra com o que foi falado e que na próxima semana não haja nenhuma reclamação nesse sentido”, finalizou Geovane.

Rallph Barbosa – Noticidade