Buscar

Sindicato Rural alerta produtores para registrarem possíveis ocorrências no campo

Cb image default

Após a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), por meio de seu Instituto, criar o Observatório da Criminalidade no Campo, que tem como objetivo traçar um diagnóstico e propor ações que combatam a violência que atinge o produtor rural e seus familiares, o Sindicato Rural de Maracaju está alertando o produtor rural do município e região, para que procurem os órgãos responsáveis e denunciem possíveis ocorrências em suas propriedades.

“O produtor rural está com canais importantes de informação para registrarem as ocorrências que acontecem no campo, por isso, estamos incentivando os produtores para que tenham a iniciativa de registrar, isso com certeza somará de forma positiva, chamando a atenção das autoridades para melhorar ainda mais, a segurança no campo”, disse o presidente do Sindicato Rural de Maracaju, Juliano Schmaedecke.

A primeira ação do Observatório foi o lançamento de um formulário no site da CNA (cnabrasil.org.br) onde os produtores de todo o país podem relatar casos de violência no campo.

“Os nomes dos produtores e das fazendas serão mantidos em sigilo, mas as informações são importantes para criarmos um perfil da violência no campo”, afirmou André Sanches, secretário-executivo do Instituto CNA (ICNA).

Com o cadastro, será possível saber, por exemplo, quais são as regiões mais atingidas pela violência, os tipos de crimes e até os produtos mais visados para roubos e furtos. A partir deste diagnóstico, será possível oferecer informações estratégicas aos órgãos competentes para que tomem as providências adequadas.

“Temos relatos de casos gravíssimos. O produtor está acuado e muitas vezes até deixa de ir à propriedade. Por isso precisamos mapear os casos ocorridos em todo o Brasil. Com essas informações, vamos debater com especialistas e autoridades de segurança pública e encaminhar propostas com ações efetivas”, disse Sanches.

De acordo com o Comandante da Policia Militar de Maracaju, Tenente Coronel, Juracy Pereira da Paz, os furtos em propriedades rurais, poderá diminuir muito com a conscientização do produtor rural em registra o boletim de ocorrência das infrações, “É de extrema importância que o produtor rural registre as ocorrências que acontecem em suas propriedades”, afirmou o Comandante Pereira que concluiu dizendo sobre a total importância do registro da ocorrência, para que a Polícia possa criar estratégias para o combate à criminalidade no campo, “com as informações certas, podemos melhorar ainda mais, a segurança no campo”, finalizou.