Buscar

Sidrolândia é contemplada pelo Governo do Estado e ganha veículo para Assistência Social

O Prefeito Marcelo Ascoli participou ontem quinta-feira (09), da abertura do Encontro Estadual da Política de Assistência Social em Mato Grosso do Sul, realizada na Escola do Sistema Único de Assistência Social Mariluce Bittar, na Capital, outros prefeitos e gestores participaram do evento com a presença do governador Reinaldo Azambuja.

Na oportunidade, o governador Reinaldo Azambuja, acompanhado da titular da Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho (Sedhast), Elisa Cleia Nobre, anunciou o aumento em 7,5 % do cofinanciamento da Assistência Social, realizado diretamente do Fundo Estadual para os Fundos Municipais de Assistência Social.

Sidrolândia foi contemplada no evento com um veículo destinado a Assistência Social do município, assim como outras 8 cidades do estado, fruto de parceria com o Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário (MDA), Marcelo recebeu as chaves do veículo e se mostrou feliz com a conquista.

 “Esse veículo vem em boa hora, para nós significa muito e certamente poderemos atender ainda melhor nossa população, o evento tem um significado ainda maior por aproximar os gestores municipais com o estado e com certeza logo teremos novos recursos”, destacou Marcelo.

Além de Sidrolândia, Aquidauana, Brasilândia, Coronel Sapucaia, Ivinhema, Jardim, Juti, Rio Brilhante, Rio Negro também foram contemplados com veículos que serão utilizados pela equipe volante do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), que é responsável por realizar a busca ativa de famílias, desenvolvendo o Serviço de Proteção e Atendimento Integral às Famílias (PAIF) e demais serviços de Proteção Básica, dentro da Assistência Social.

O aumento do Governo na transferência de recursos do Fundo Estadual de Assistência Social para os 79 municípios, fez o valor saltar de 13,5 milhões em 2016 para R$ 14,5 milhões em 2017.

Segundo a secretária Elisa Nobre, Mato Grosso do Sul é o primeiro estado brasileiro a executar “transferências fundo a fundo”, direto do Fundo Estadual de Assistência Social para os fundos municipais. “Somos pioneiros na adesão ao compromisso proposto na Lei Orgânica da Assistência Social por causa dessas transferências. Somos precursores e, atualmente, estamos entre os cinco estados do Brasil que executam essa transferência”, divulgou.

Os recursos serão utilizados nos atendimentos sociais municipais, podendo ser empregados em manutenção de espaços físicos, adequação de acessibilidade, aquisição de veículos, capacitação de equipe técnica e em outras ações que visam melhorar a qualidade do atendimento prestado à população, que vive nas cidades.

Rallph Barbosa – Noticidade