Buscar

Sem justificativa, moradores sofrem com alta nas tarifas de energia elétrica

Cb image default

O aumento expressivo no valor de conta de energia elétrica de moradores de Sidrolândia tem causado surpresas indesejadas e que geram indignação. Consumidores apontam que o aumento é abusivo e se preocupam em como pagar as contas. A concessionária aponta o recorde de consumo de energia em dezembro causado pelas altas temperaturas como uma das justificativas.

Para o motorista Jesus Ferreira que recebeu uma tarifa de R$ 1.081,77 o alto valor não tem explicação, “o calor é igual ao do mês passado e do ano passado mesmo período (qual o valor abusivo foi a metade do valor) aí me pergunto na minha casa o calor foi o mesmo, não tenho crianças de férias, uma roubalheira descarada, moro eu minha e esposa e minha filha, somos 3 pessoas em uma casa para pagar uma conta de energia nesse valor, um absurdo”, destacou ele que é um exemplo de muitos moradores que registraram a mesma situação de preço abusivo.

A resposta – Procurada, a Energisa diz que as altas temperaturas registradas no estado, principalmente em dezembro, justificam o aumento no consumo de energia elétrica. “Essa alteração que está sendo percebida nas contas de luz do mês de janeiro, é referente ao período de dezembro”, diz. A concessionária também aponta que o recesso escolar como uma das causas para o maior gasto de energia.

“As altas temperaturas exigem que equipamentos de refrigeração consumam mais energia para funcionar adequadamente, podendo até dobrar. Em dezembro do ano passado, o consumo de energia foi recorde. Este comportamento pode ser explicado por um aumento na temperatura média em torno de 4%, com horário de pico registrado por volta das 15 horas. Em 23 dias do mês de dezembro, a temperatura superou 25 graus, quando em novembro do mesmo ano, somente 14 dias ultrapassaram essa marca”, informou em nota.

A concessionária diz que não há irregularidades na medição ou na leitura das instalações e que o aumento é justificado pelo clima. A Energisa também orienta que o cliente entre em contato com os canais de atendimento para esclarecimentos.

Apesar da justificativa, sidrolandenses afirmam que pretendem até manifestar pessoalmente contra a empresa pelo possível abuso.

Procon/MS - A superintendência para Orientação e Defesa do Consumidor (Procon/MS) notificou a concessionária dos serviços de energia elétrica em Mato Grosso do Sul, Energisa.

A motivação segundo o superintendente, Marcelo Salomão, foi o aumento excessivo de reclamações dos consumidores, principalmente nos municípios do interior do Estado.

|Entendemos que a Energisa vem demonstrando desinteresse em resolver as reclamações apresentadas pelos consumidores. No interior, a situação é ainda pior e reforço a importância de que a população procure as unidades municipais do Procon para formalizar os problemas registrados|, destaca.

|Verificamos uma elevação média no valor das contas em cerca de 30%, então questionamos quais os critérios para os aumentos, sob pena de serem instaurados processos administrativos. Além disso, solicitamos que os casos de reclamação sejam averiguados e os valores cobrados, devolvidos em dobro a cada consumidor prejudicado|, acrescenta o representante do Procon/MS.

A reclamação dos procons municipais é generalizada e, segundo os diretores dos órgãos nos municípios do interior, “há  demonstração de má vontade quando procuramos contatos  com representantes da empresa para encaminhar demandas de consumidores. A Energisa demonstra não ter interesse em ter um canal direto de comunicação com os órgãos de defesa o consumidor”, acrescenta Salomão.