Buscar

Reinaldo Azambuja prestigia Showtec e destaca produtividade em MS

Governador de Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja (PSDB), atualmente de férias, suspendeu o descanso para participar da abertura da edição 2017 da Showtec, realizada em Maracaju, no centro-sul de Mato Grosso do Sul, na manhã desta quarta-feira (18).

Durante o evento, que é um dos maiores do país voltado para a agricultura e pecuária, Azambuja destacou a capacidade de produção por parte dos produtores sul-mato-grossenses, fator que pode contribuir para que a Safra esse ano bata um novo recorde. “O estado de Mato Grosso do Sul é um dos estados que nós temos condições de cada vez mais expandir a produção. Nós temos área disponível, nós não precisamos mais de desmatamento, nós temos oito milhões de hectares de pastagens em estado de degradação, então é inserir segmento produtivo nessas áreas para que a gente aumente produtividade. O Agro se organizou e trouxe a pesquisa e tecnologia. O crescimento é muito maior na difusão e na tecnologia plantada, do que necessariamente na área”, afirmou Azambuja, acrescentando também: “O produtor tem na terra o seu sustento”. Afirmou Azambuja.

Pesquisa científica, empreendedorismo rural e adesão a novas tecnologias. Estes foram os principais pontos destacados por lideranças políticas e rurais durante a abertura da Showtec 2017, realizada hoje em Maracaju, com a participação de mais de 300 pessoas. O evento, que acontece até o dia 20 de janeiro e é promovido pela Fundação MS, apresenta informações e ferramentas inovadoras de sistemas produtivos, sendo considerada uma das principais feiras do setor no Brasil.

Para o presidente do Sistema Famasul – Federação da Agricultura e Pecuária de MS, Mauricio Saito, o Showtec é a grande representação da tecnologia que existe hoje no Estado e no País. “A agropecuária é responsável pelos bons números que ainda existem em nossa economia. Este resultado só é possível devido ao trabalho desenvolvido pela comunidade científica”, acrescentou.

O presidente da Fundação MS, Luís Alberto Moraes Novaes, falou sobre a programação do evento, que está em sua 21ª edição, da importância de parcerias e do trabalho desenvolvido pela instituição. “Temos mais de 80 assistências técnicas conveniadas à Fundação MS”, citou Mandi, como é conhecido, falando que o tema do Showtec é abordar a qualidade do solo para altas produtividades. ‘Só assim podemos ter competividade”.

O presidente da Aprosoja/MS – Associação dos Produtores de Soja, Christiano Bortolotto, acrescentou: “O trabalho da Fundação é realizado nos 365 dias do ano, com pesquisa e muito trabalho, se consolidando no Showtec. A agricultura de MS ocupa apenas 10% de participação, respondendo por 46% do VBP. A produção de soja deve atingir 7,8 milhões de toneladas, um novo recorde”, afirmou Bortolotto que aproveitou para fazer um convite: “Nos dias 25 e 26 de janeiro, realizaremos a abertura nacional da colheita de soja, em Ponta Porã”.

O evento contou ainda com a participação da deputada federal Tereza Cristina Corrêa da Costa Dias e do senador Waldemir Moka. Para a deputada, o encontro oportuniza a troca de informações entre os parlamentares e os produtores. “Presido hoje a Comissão dos Defensivos Agrícolas. Pagamos 35% a mais no custo de produção em relação a outros países concorrentes”.

Moka aproveitou para falar da importância do agro na economia nacional. “Nós [o agronegócio] deixamos 2016 com um superávit recorde de 156 bilhões de reais, ou seja, do que nós exportamos e importamos. Com isso, pagamos a conta de todos os outros segmentos deficitários”. Do mesmo modo, o prefeito de Maracaju, Maurilio Azambuja, falou: “O que vemos aqui é crescimento, desenvolvimento e melhoria em um espaço de conhecimento e tecnologia”.

Além das lideranças citadas, participaram da abertura do evento: o diretor executivo do Sistema Famasul, Lucas Galvan; o superintendente do Senar/MS, Rogério Beretta e o diretor-presidente da Agraer/MS, Enelvo Fellini.

Luiz Ribeiro – Noticidade