Buscar

Protesto na BR-163 contra mudanças na Funai gera 7 km de fila de veículos

Indígenas que bloqueiam os dois sentidos da BR-163 nesta manhã (25), protestam contra a indicação de políticos para cargos da Funai (Fundação Nacional do Índio) e a continuação do atual presidente, Antônio Costa.

O protesto de hoje acontece no 497 da rodovia, na saída de Campo Grande para Cuiabá. De acordo com a CCR MSVia, a interdição começou por volta das 5h e já causa congestionamento de 3 quilômetros em direção norte e 4 quilômetros no sentido sul.

Antônio Costa assumiu a presidência da Funai em janeiro deste ano, mas segundo informações dos indígenas, estaria prestes a sair por se recusar a nomear 50 cargos políticos. Protestos pela sua permanência no cargo acontecem em várias regiões do país.

Indígenas de Mato Grosso do Sul também querem a nomeação do índio Terena, pastor Henrique Dias na Funai, considerado uma liderança. No Estado, o deputado federal Carlos Marun (PMDB) tenta indicar coordenadores à coordenação estadual da Funai, mas tem enfrentado resistência dos indígenas.Ainda não há previsão para o fim do protesto, que acontece próximo ao município de Jaraguai. 

Indígenas de Mato Grosso do Sul também querem a nomeação do índio Terena, pastor Henrique Dias na Funai, considerado uma liderança. No Estado, o deputado federal Carlos Marun (PMDB) tenta indicar coordenadores à coordenação estadual da Funai, mas tem enfrentado resistência dos indígenas.

Ainda não há previsão para o fim do protesto, que acontece próximo ao município de Jaraguai. 

Campo Grande News