Buscar

Presos de Corumbá estão entre os alvos de operação em presídios

O Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado) está dentro do presídio de Corumbá - a 419 km de Campo Grande. A ação faz parte da Operação Xadrez deflagada na manhã desta segunda-feira (23) na cidade branca. O alvo é o sistema prisional.

De acordo com o MPE (Ministério Público Estadual), serão cumpridos nove mandados de prisão, 12 buscas de apreensões e uma condução coercitiva. Operação de mesmo nome já foi realizada outras vezes em estados vizinhos, como Mato Grosso e Paraná, sempre investigando o tráfico de drogas associado aos estabelecimentos prisionais.

Entre os alvos da operação estão presos ligados ao PCC (Primeiro Comando da Capital) que cumprem pena em Corumbá. O diretor-presidente da Agepen (Agência Estadual do Sistema Penitenciário), Ailton Stropa, não quis se manifestar sobre a operação.

|Não podemos falar nada até que a operação termine. Em principio não vou para Corumbá e não fui chamado para prestar depoimento|, destacou.

O nome da operação está ligado a gíria normalmente utilizada para denominar instituições prisionais. Além disso, investigados no caso se prevaleciam do cargo de agente prisional e da prerrogativa de portar arma de fogo para intimidar desafetos e traficar drogas.

Campo Grande News