Buscar

PMA multa assentado em R$ 7,5 mil por deixar gado em matas ciliares

A PMA (Polícia Militar Ambiental) multou um assentado de 63 anos em R$ 7,5 mil por deixar o seu gado degradando matas ciliares em um córrego, no assentamento Alambari em Sidrolândia.

A equipe de policiais verificou que o proprietário rural deixava a cerca aberta para o gado adentrar na área protegida, causando erosão por pisoteamento e degradação das matas ciliares, de um curso d’água que corta a propriedade.

Ele também foi notificado a realizar o isolamento da área e responderá por crime ambiental. Se condenado, poderá pegar pena de um a três anos de detenção.

A Mata Ciliar é um tipo de cobertura vegetal nativa que fica às margens dos rios, igarapés, lagos, nascentes e represas. O nome “ciliar” é dado por ficarem cercando as águas, e serem tão importantes para a sua conservação quanto são os cílios para os nossos olhos. 

Ela desempenha uma função ambiental de extrema importância na manutenção da qualidade da água, estabilidade dos solos, regularização dos ciclos hidrológicos e conservação da biodiversidade.

Rallph Barbosa – Noticidade