Buscar

Pelo meio ambiente, Showtec 2018 é lançado com o tema ‘Carbono Zero’

Cb image default

A Fundação MS lançou nesta terça-feira (31), o Showtec 2018, que nesta edição terá o tema “Carbono Zero”, que promete soluções de apoio da agricultura e pecuária na conservação do meio ambiente.

A feira é considerada uma das maiores do segmento da agricultura e pecuária do Brasil e será realizada entre 17 e 19 de janeiro, em Maracaju, o Governador Reinaldo Azambuja participou do ato de lançamento.

De acordo com o diretor-executivo da Fundação MS, Alex Melotto, o foco principal da Showtec é aumento da produtividade a qualidade do solo, sem esquecer a questão ambiental, com a compensação de carbono.

“A tecnologia de produção integrada entre lavora, pecuária, floresta e o plantio direto já tem sido utilizado por produtores rurais, auxiliando na fixação de carbono no solo nos últimos quatro anos e, a retenção do carbono tem o impacto similar ao de uma mata nativa”, diz Melotto.

Conforme a Fundação MS, o Showtec 2018 contará com a certificação de compensação de carbono através do plantio de árvores nativas. Com isso, as emissões de carbono geradas pela organização e realização do evento serão anuladas com plantio de árvores.

O presidente do Sistema Famasul Maurício Saito pontuou que os avanços no setor “vieram embasado na ciência e que nos próximos 40 anos, a demanda de alimentos será com a utilização desses conhecimentos”.

Voltada a difusão de tecnologias de apoio ao aumento da área cultivada no Estado, a Showtec recebeu na última edição cerca de 16 mil pessoas e teve 120 expositores. Dentre os temas que entram na pauta de debates, em paralelo a mostras de implementos e maquinários agrícolas, estão os desafios da cultura de soja e milho safrinha, cana de açúcar, dos pequenos negócios rurais e a conservação e manejo de solos.

A Showtec é realizada pela Fundação MS, Famasul, OCB (Organização Das Cooperativas Do Brasil) e Aprosoja (Associação dos Produtores de Soja de Mato Grosso do Sul) com apoio do Senar MS (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) e Acrissul (Associação dos Criadores de Mato Grosso do Sul). (Com informações do Midiamax)

Rallph Barbosa – Noticidade