Buscar

No 1º fim de semana, Caravana da Saúde realiza mais de 5 mil procedimentos

A Caravana da Saúde, que retomou os atendimentos neste fim de semana, realizou mais de 5 mil procedimentos só nos dois primeiros dias da Campanha. Realizada pelo Governo do Estado, em parceria com a prefeitura da Capital, a ação oferece atendimentos em diversas especialidades para pacientes na fila do SUS (Sistema Único de Saúde), e estão sendo realizados no Parque Ayrton Senna.

Até às 10h de hoje (254), 1.163 consultas e 4.759 outros procedimentos, como cirurgias da catarata, foram contabilizados, de acordo com a SES (Secretaria de Estado de Saúde). A expectativa do governo é que sejam realizadas cerca de 18 mil cirurgias e 32 mil consultas durante os procedimentos.

Do total, cerca de 13 mil cirurgias serão oftalmológicas, principalmente de cataratas, e serão realizadas no Parque Ayrton Senna. Os atendimentos no local serão realizados até dia 6 de julho. O restante serão feitas nos quatro hospitais parceiros: Santa Casa, Maternidade Cândido Mariano, Hospital Regional e São Julião.

“O Município de Campo Grande disponibiliza a relação de pacientes na fila, dá apoio com equipamentos e trabalha auxiliando os hospitais”, afirmou o secretário municipal de Saúde, Marcelo Vilela. Municípios do interior também são parceiros por meio da regulação, repassando as informações sobre os pacientes que estão na fila por consultas, exames e cirurgias.

Durante o evento, nesta manhã, Carlos Alberto Coimbra, secretário de saúde, reforçou que os atendimentos são prioritariamente para pessoas reguladas pelo estado ou município, previamente agendados. |Nem todas as especialidades são atendidas diariamente, depende muito da disponibilidade dos médicos|, afirmou ao destacar que outros pacientes só serão atendidos em caso de falta ou desmarcações.

Além dos exames oftalmológicos, também serão feitos exames laboratoriais, de mamografia, ultrassom das mamas, papanicolau e biópsia bucal durante a Caravana. Os municípios de Maracaju e Costa Rita também receberão procedimentos cirúrgicos do projeto, batizado de Caravana dos Hospitais.

Campo Grande News