Buscar

Maracaju volta produzir algodão e contribui para aumento na safra em MS

Cb image default

A Ampasul (Associação Sul-Mato-Grossense dos Produtores de Algodão), por meio do Programa Boas Práticas Fitossanitárias, publicou mais um relatório. O documento anuncia a conclusão do plantio da atual safra de algodão e confirma a previsão de aumento de área, estimada durante a entressafra.

Produtores rurais da cidade de Maracaju voltaram a plantar algodão e isso colaborou para o crescimento da área plantada em MS. A exemplo de outras regiões produtoras do fio natural, houve um aumento da área plantada, que no Estado chegou a 37,5 mil hectares, um incremento de 23,35% em relação à safra passada. O algodão safra representa 81,4% do total (30,5 mil ha), enquanto o algodão safrinha ocupa 18,6% (7,0 mil ha). O crescimento foi de 17,8% para o algodão safra, 55,9% na modalidade algodão de safrinha, em todo o Mato Grosso do Sul.

“Numa análise sintética, os motivos do aumento da área cultivada de algodão no Mato Grosso do Sul (o que não é fato isolado no País, pois as áreas dos outros estados também aumentaram) foram: mercado do algodão aquecido, com preço da pluma razoável, maior adiantamento das vendas da fibra com contratos futuros, recorde na exportação, câmbio (dólar: real), pré-safra favorável (criando boas expectativas de rentabilidade), maximização do uso do solo com a atividade e o algodão como opção de rotação de culturas”. Aponta o informativo da Ampasul.

Existe preocupação da Ampasul com relação ao andamento da atual safra. Houve aumento de área e de dificuldades no manejo de doenças e pragas, impostas por diversos fatores, como aponta o informativo, com destaque mais uma vez para o bicudo, como já vinha sendo anunciado que ocorreria.

Redação – Noticidade