Buscar

Maracaju tem seis focos de Ferrugem Asiática e preocupa Produtores Rurais

Cb image default

A Fundação Chapadão confirmou na última semana o primeiro foco de Ferrugem Asiática na safra 2016/2017 de soja em Mato Grosso do Sul, o caso foi registrado em São Gabriel do Oeste, mas os produtores rurais de Maracaju já se preocupam, pois são seis focos encontrados no município, outros 15 focos também foram encontrados no estado e estão sob análise.

 

Bióloga e pesquisadora da Fundação Chapadão, Débora Agnes, confirmou o primeiro foco de ferrugem asiática, depois de analisar as folhas com a doença enviadas pelo consultor Leonardo Rebellato.

 

A análise foi feita através da estrutura laboratorial e a ferrugem atingiu a soja no estágio R 5.5, que é a fase final de enchimento de grãos. Na área do foco, o produtor já havia aplicado duas vezes fungicida específico para o controle da ferrugem.

 

Conforme informações do Consórcio Antiferrugem da Embrapa, são 16 focos de ferrugem asiática na safra atual. Mato Grosso do Sul está em segundo lugar com mais focos, o primeiro é o Paraná, com 19 casos.

 

Em Maracaju, são seis focos, todos descobertos ainda em dezembro e também na fase de enchimento do grão. Em Aral Moreira foram identificados dois casos da doença nas lavouras, um em fase de enchimento dos grãos e outro no desenvolvimento da vagem. Em Amambai, um foco foi encontrado na lavoura.

 

Em Dourados, três focos da doença na soja em fase final, foram identificados no dia 05 de janeiro. Quatro focos no município foram visualizados na lavoura ainda em dezembro, sendo um caso da doença no estágio do final da floração da planta.

 

Rallph Barbosa – Noticidade