Publicado em 31/03/2017 às 08:42,

Manifestantes fecharam rodovia BR-060 entre Sidrolândia e Campo Grande

Redação,
Cb image default

Nesta sexta-feira (31), manifestantes contrários às reformas propostas pelo presidente Michel Temer (PMDB): Reforma da Previdência, trabalhista e a terceirização, bloquearam a BR-060 no trecho entre Sidrolândia e Campo Grande.

Além da BR-060, os bloqueios foram confirmados na BR-262 e na BR-163. O primeiro foi na divisa entre Sidrolândia e Campo Grande, o segundo, na rotatória que dá acesso à ponte que liga Três Lagoas a São Paulo. O terceiro e o quarto, na BR-163, no “Papagaio”, em Mundo Novo a aproximadamente a 2 quilômetros da divisa com o Paraná e em Sonora, na divisa com Mato Grosso.

A informação é de que dois ônibus com manifestantes de Sidrolândia foram deslocados para o ponto de concentração na divisa entre Campo Grande e Sidrolândia, a presidente do sindicato dos professores Rosana Carvalho, informou que o protesto começou às 5 horas. As duas pistas estão fechadas e a PRF (Polícia Rodoviária Federal) está no local.

Em Campo Grande, o dia começou com manifestação às 6 horas, em um canteiro de obras com aproximadamente 300 pessoas de diversos sindicatos e federações.

Conforme a sindicalista, o foco do protesto é principalmente projeto da terceirização. Também participam os sindicatos da Agricultura Familiar, Servidores Públicos, Serviço Social, Comércio, Professores. A manifestação teve fim às 10 horas.

Reformas - Pelo texto da reforma trabalhista, será permitido que o negociado entre sindicato e empresa prevaleça sobre o que está previsto na legislação. Com a reforma da Previdência (PEC 287/16), haverá uma série de mudanças na aposentadoria dos trabalhadores e principalmente, o tempo de contribuição.

Já com o projeto da terceirização (PL 4302/98), as empresas poderão terceirizar não somente as atividades fim, mas todo o processo de produção, ou seja, as atividades meio também. A prática é apontada pelos sindicatos e federações como prejudicial ao trabalhador com aumento da jornada de trabalho e diminuição dos salários.

Rallph Barbosa – Noticidade