Buscar

Malásia faz missão em MS para habilitar frigorífico para exportação

Equipe sanitária da Malásia está no Brasil para auditar plantas frigoríficas e fábricas de farinhas de origem animal. A missão que começou ontem e segue até o dia 16, vai visitar 10 estados, entre eles o Mato Grosso do Sul.

O grupo vai renovar a autorização das unidades brasileiras para que continuem a exportar farinhas, carne congelada de bovinos e de aves para a Malásia. Serão visitados estados de Rondônia, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Pará, Tocantins, Minas Gerais, Paraná, São Paulo e Rio Grande do Sul.

De acordo com o Ministério da Agricultura, existe a perspectiva de que a Malásia compre também búfalos e ovinos do Brasil, em função das condições sanitárias oferecidas. A Malásia busca diversificar seus fornecedores de gado vivo. Atualmente, o país importa cerca de 250 mil cabeças/ano de bovinos vivos.

Em setembro do ano passado, o Ministério anunciou um acordo comercial para exportar carne bovina, suína e de frango para a Malásia. Mas o acordo entre os países é mais antigo que isso.

Em 2014 a Malásia habilitou oito frigoríficos brasileiros para a exportação de carne bovina in natura, elevando assim, o número de unidades aprovadas no Brasil para 10. Naquele ano, a abertura das exportações para aquele país foi a chave para a indústria atingir uma nova meta de US$ 8 bilhões em receitas de exportações.

Campo Grande News