Buscar

Lula depõe hoje na ação em que é acusado de tentar obstruir a Lava Jato

Nesta terça-feira (14), o ex-presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva presta depoimento na 10ª Vara Federal de Brasília, na ação em que é acusado de tentar obstruir as investigações da Operação Lava Jato. A audiência está marcada para as 10 horas, segundo informações da Agência Brasil.

Na ação em vai depor, Lula é réu junto com o pecuarista José Carlos Bumlai e o ex-senador de Mato Grosso do Sul, Delcídio do Amaral (Sem-partido), além do banqueiro André Esteves e mais três pessoas, todos acusados pelo MPF (Ministério Público Federal) de tentar comprar o silêncio do ex-diretor Internacional da Petrobras Nestor Cerveró, para que ele não firmasse acordo de delação premiada com a força-tarefa sobre a investigação.

Em novembro de 2015, Delcídio foi preso após ser gravado em seu gabinete por Bernardo Cerveró, filho de Nestor. No áudio, ele sugere um plano de fuga para o ex-diretor, em troca de seu silêncio. O então senador, que na época era líder do governo de Dilma Rousseff (PT) no Senado, oferece R$ 50 mil em ajuda à família de Cerveró.

Para o Ministério Público, o objetivo era impedir que Nestor Cerveró descrevesse a atuação do ex-parlamentar, bem como de Lula, André Esteves e Bumlai, no esquema de corrupção na Petrobras.Lula havia solicitado que o depoimento fosse prestado por meio de videoconferência, a partir de São Bernardo do Campo, onde mora, mas teve a solicitação negada pelo juiz. O depoimento não é fechado, mas a Justiça Federal do Distrito Federal resolveu montar um esquema especial, com maior rigor no controle de entrada no local.

Para o Ministério Público, o objetivo era impedir que Nestor Cerveró descrevesse a atuação do ex-parlamentar, bem como de Lula, André Esteves e Bumlai, no esquema de corrupção na Petrobras.

Lula havia solicitado que o depoimento fosse prestado por meio de videoconferência, a partir de São Bernardo do Campo, onde mora, mas teve a solicitação negada pelo juiz. O depoimento não é fechado, mas a Justiça Federal do Distrito Federal resolveu montar um esquema especial, com maior rigor no controle de entrada no local.

Campo Grande News