Buscar

Laticínio emite nota e diz que presença de corpo estranho no Leite UHT é impossível

A direção da empresa Laticínios Maná entrou em contato com a reportagem do Noticidade nesta quarta-feira (08) para rebater e contrapor uma denúncia de que havia uma suposta |substância estranha|, que parece ser um tipo de rã em decomposição no interior da caixa de leite da empresa adquirida por uma cliente em um supermercado de Maracaju, ela divulgou as fotos e se mostrou lesada. A denúncia movimentou as redes sociais e a Imprensa na última terça-feira.

De acordo com os representantes da empresa, a denúncia é infundada. Conforme a Nota de Esclarecimento encaminhada à reportagem: Os Laticínios Maná são cumpridores de todas as exigências de higiene sanitária, de modo a estar com seus equipamentos e estabelecimentos todos vistoriados e aprovados pelas agências fiscalizadoras. - Ainda, cumpre esclarecer que o leite de caixinha é embalado via rigoroso sistema de envase, composto por seis etapas, quais sejam:

1° Etapa Recepção: Todo o leite recebido é analisado e liberado de acordo com os padrões regulamentados pelo Serviço de Inspeção Federal.

2° Etapa Resfriamento e Estocagem: Após liberação, o leite é filtrado, resfriado à 4°C e armazenado em tanque isotérmico de aço inox até o momento da pasteurização.

3° Etapa Padronização e Pasteurização: O leite é bombeado ao sistema de pasteurização onde é pré-aquecido em pasteurizador a placas, padronizado para que o teor de gordura se enquadre dentro dos padrões regulamentares e pasteurizado à temperatura de 72 à 75°C por 15 à 20 segundos, refrigerado e estocado (4°C).

4° Etapa Ultra Pasteurização e Homogeneização: O leite é pré-aquecido e ultra pasteurizado em equipamento do tipo injeção direta de Vapor (VTIS), onde é submetido à uma temperatura de 137°C à 145°C por 2 à 4 segundos, sendo refrigerado imediatamente à temperatura ambiente. Antes de iniciar todo o processo de homogeneização e tratamento térmico, o produto passa por um filtro com orifícios de diâmetro de no máximo 3mm.

5° Etapa Envase Asséptico: O envase é feito por máquinas dosadoras automáticas, sem nenhum contato manual, em condições e embalagens assépticas em máquinas de envase de embalagens cartonadas.

6° Etapa Controle de Qualidade: O controle é realizado em todas as fases do processo, iniciando com a chegada do leite à fábrica até a estocagem do produto final, como objetivo de assegurar a qualidade do produto. O acompanhamento inclui desde análises sobreas condições organolépticas (cor, sabor, aspecto) até análises microbiológicas, para assegurar a pureza do produto.

Por conseguinte, o sistema de produção é completamente “fechado”, ou seja, desde a chegada da matéria-prima até o seu envase, não há contato algum com o meio externo. O produto segue exclusivamente via tubulação de aço-inoxidável específico e logo na primeira conexão entre o tanque e a primeira tubulação, tem o primeiro de outros muitos filtros ao longo do processo. Isso garante a qualidade e integridade dos produtos. A presença de um corpo estranho no Leite UHT não é possível.

Ainda por meio da nota, os Laticínios Maná reafirmaram seu total compromisso com a qualidade de seus produtos e satisfação de seus consumidores. A direção da empresa fez questão de manifestar o posicionamento de que a denúncia é inverídica, porém destacou que vai entrar em contato com a cliente para apurar o caso.