Buscar

Lagartas helicoverpa são encontradas em lavouras da região nordeste de MS

Lagartas Helicoverpa armigera foram encontradas em lavouras da região nordeste de Mato Grosso do Sul, pela Iagro (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal). A região faz divisa com Mato Grosso e Goiás, que também estão em estado de emergência por causa da praga. Os municípios em que a praga foi encontrada não foram divulgados. 

Conforme informações da Sepaf (Secretaria de Produção e Agricultura Familiar), o setor produtivo de MS pediu ao governo estadual para que solicitasse ao Mapa (da Agricultura e Abastecimento) a decretação do estado de emergência.

Com o decreto, o Estado poderá tomar as medidas cabíveis, caso a população de helicoverpa armigera venha a atingir níveis que possam trazer danos econômicos as lavouras de Mato Grosso do Sul.

A partir dessa demanda, o governo solicitou para que a Iagro fizesse um levantamento nas lavouras de soja e algodão em todo Estado, sendo encontrados indivíduos de helicoverpa, em lavouras da região nordeste, que faz divisa com os estados de Mato Grosso e Goiás. A análise serviu como base para o pleito formulado pela Sepaf, feito ao Ministério como medida de precaução.

A Helicoverpa armigera é uma praga que quando alcança níveis populacionais elevados tem alta capacidade de destruição, especialmente nas culturas de soja, milho e algodão.

Estado de emergência - Foi publicado ontem (2) no Diário Oficial da União, estado de emergência fitossanitária em relação ao risco de surto da praga Helicoverpa em Mato Grosso do Sul. O primeiro ataque da praga foi constatado em quatro municípios do Estado em dezembro de 2013.

Especialistas disseram ao Campo Grande News que apesar do decreto, a praga nas lavouras do Estado estão controladas.

Campo Grande News